É já amanhã que a cidade de Tomar vai centrar atenções no que diz respeito à natação pura, com o Complexo Desportivo Municipal de Tomar a receber o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, e o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que terá início no domingo e terminará apenas na próxima segunda-feira.
No Nacional da 3.ª Divisão, que terá Pedro Brandão como diretor à prova, Paulo Franco como responsável técnico e Lia Abadesso como juiz árbitro, 47 clubes e 437 nadadores em competição pelos melhores resultados possíveis, tendo em vista a promoção de divisão na próxima temporada. Refira-se, a propósito, que apenas os quatro primeiros clubes, masculinos e femininos, terão acesso à 2.ª Divisão na temporada de 2026/2027, sendo que os quatro últimos classificados (masculinos e femininos) vão, na próxima época, de competir na fase de qualificação na 3.ª Divisão.
Já no Nacional da 2.ª Divisão, 35 clubes e 452 nadadores a lutar, durante dois dias, pela melhor classificação que lhes permita, em 2026/2027 competir na 1.ª Divisão. Nesta prova, apenas serão promovidos os primeiros três clubes masculinos e femininos, sendo que os últimos quatro serão despromovidos à 3.ª Divisão.
Esta competição terá Pedro Brandão como diretor à prova, Paulo Franco como responsável técnico e Ana Domingues como juiz árbitro.
