Diogo Matos, nadador de alta competição do Sporting Clube de Portugal, é hoje uma referência da Natação Adaptada a nível mundial. Portador de trissomia 21, o atleta iniciou o seu percurso aos 7 anos e, desde então, tem transformado o desporto numa história de superação, disciplina e conquistas. Natural de Vila Franca de Xira, Diogo começou a competir no Clube Gesloures, tendo ingressado no Sporting em 2020/2021, onde continua a representar o clube leonino com destaque internacional. Neste Europeu Diogo Matos irá representar Portugal em cinco provas: 50 livres, 50, 100 e 200 bruços e 100 estilos.
Em 2022, Diogo Matos sagrou-se Campeão do Mundo nos 50 metros bruços em piscina curta, prova em que estabeleceu o Recorde do Mundo, ainda em vigor. No ano seguinte, consolidou o seu estatuto com o título de Vice-Campeão da Europa nos 100 e 200 metros bruços.
O ano de 2024 foi particularmente brilhante para o nadador português, que conquistou os títulos de Campeão do Mundo nos 50 e 100 metros bruços e Vice-Campeão do Mundo nos 200 metros bruços, além de vencer as três provas nos British Down Syndrome Championships.
Diogo Matos soma ainda diversos reconhecimentos nacionais, como o Prémio Grupo Stromp (quatro vezes), o Prémio Atleta do Ano atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e as Medalhas de Mérito da Federação Portuguesa de Natação e da Confederação Portuguesa do Desporto.
Em janeiro de 2025, foi nomeado Embaixador da Juventude da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, um símbolo do impacto que tem junto da comunidade e tem o 12.º ano concluído em Ciências e Tecnologias.
