Ana Rodrigues bate pela segunda vez o recorde dos 50 bruços no Fluvial

Image

Ana Rodrigues bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 50 bruços no decorrer das eliminatórias e da final do terceiro dia dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos – Fluvial 2017. Campeonatos marcados por oito recordes nacionais absolutos.

Na eliminatória de manhã de hoje, Ana Rodrigues terminou a distância com 31,37 segundos superando a marca de Diana Gomes (31,43) obtido em S. António Cavaleiros a 19-12-2009.

De tarde, na final, a nadadora do Sanjoanense/FEPSA tornou-se a primeira portuguesa a baixar a barreira dos 31 minutos ao registar o tempo de 30,80 segundos que lhe deu o titulo nacional à frente de Raquel Pereira (Algés e Dafundo), 31,90.

Ana Pinho Rodrigues:

“O recorde que bati de manhã mostrou que estava rápida, até porque nos 50 livres de ontem [25,07] fiquei perto do recorde nacional [24,94]. Hoje tentei ir solta nas eliminatórias para ver o tempo que dava e deu recorde nacional. Fiquei um pouco surpreendida, mas a verdade é que de tarde, na final, ainda consegui melhorar e foi o que aconteceu.

De manhã, a prova foi um bocadinho melhor conduzida também porque não tinha aquela ansiedade da final. Na final fiz uma viragem má. Em 50 metros não temos tempo para pensar, fiquei com receio que já não desse para recorde mas acabei por superar a marca da manhã e baixar os 31 é ótimo.

Tenho estado a sentir-me bem nos treinos, mais tranquila. Claro que é motivante chegar aqui à piscina curta – sou bastante melhor em piscina longa – e bater os meus recordes pessoais todos, só posso ficar satisfeita.

Tal como o recorde nacional de piscina longa, há muito tempo que queria quebrar a barreira dos 31 segundos. Fiquei super-feliz.”

Este é já o oitavo recorde nacional absoluto obtido nos dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos – Fluvial 2017.