Mafalda Rosa foi 25.ª classificada na quarta e última etapa do circuito da Taça do Mundo de águas abertas, que teve lugar no Golfo Aranci, em Itália. A nadadora completou os 10 quilómetros em 2.03.23,20 horas, numa prova ganha pela italiana Ginevra Taddeucci, 3.ª classificada nos últimos Jogos Olímpicos.
Foi a primeira competição a sério da época para Mafalda Rosa, depois do 7.º lugar nos Mundiais de Singapura. Uma competição que serviu para atestar a sua forma nesta fase prematura da temporada, um dos objetivos da nadadora.
«Na primeira parte da prova senti-me muito bem. Apesar do ritmo estar rápido, aguentei-me bem. Fiz bons abastecimentos que me fizeram ganhar algumas posições. A segunda metade da prova foi o que esperava, o ritmo ficou ainda mais forte e acabei por perder o grupo da frente», afirmou Mafalda Rosa, lembrando que está em início de época e, por isso, tem muito a melhorar até atingir a sua forma: «Em termos gerais, a prova teve um ‘pace’ rápido desde a primeira volta. Tive boas sensações durante o decorrer da prova, quer na primeira, quer na segunda metade após perder o grupo. É completamente normal para esta altura da época. Agora, como a próxima prova de águas abertas será apenas em 2026, vou ter mais tempo para afinar a ‘máquina’.»
