Uma prova cheia de emoções fortes, que terminou com duplo festejo de Hugo Ribeiro e Beatriz Cardeal que venceram a Travessia da Baía de Sesimbra e, assim, conseguiram também triunfar no circuito nacional de 2025 que ontem terminou.
Com tudo em aberto antes do tiro de partida na mais antiga prova de águas abertas que ontem celebrou o seu 100.º aniversário, os principais candidatos não deixaram créditos por mãos alheias e lutaram taco a taco pela vitória final, numa manhã bem animada, com mais de 700 nadadores, organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, com o apoio da Federação Portuguesa de Natação e da Associação de Natação de Lisboa.
«É sempre uma prova difícil para mim porque é muito rápida, embora seja um sítio espetacular para nadar. A época já vai longa e tem sido dura, esta era a etapa final do circuito e acabou por correr bem. Sabia que o Duarte estava a nadar forte e os resultados têm demonstrado isso mesmo e eu estou a tentar prolongar a forma até agora, pois os meus momentos altos da época já passaram. A vitória no circuito é colocar a cereja no topo do bolo e esse era um dos objetivos que foi conseguido», frisou Hugo Ribeiro.
Na prova feminina, Helena Rodrigues e Beatriz Cardeal lutavam pela vitória no circuito, com a segunda a vencer a prova e, assim, conseguir também um duplo triunfo. «A prova correu muito bem, esperava ter alguma facilidade e foi exatamente isso que aconteceu. Tentei posicionar-me de maneira a não apanhar muita gente na partida, a nadar conseguia ver as minhas adversárias sempre que respirava e, depois, fui para a frente e acabei por ganhar», disse Beatriz Cardeal que, assim, superou as suas companheiras de equipa Camila Marcelo e Helena Rodrigues na prova e triunfou no circuito em ano de estreia: «Comecei o circuito mais para treino, mas a primeira prova correu bem e foi maravilhoso. Já estava à espera que fosse um circuito muito competitivo com a Helena e a Camila e foi até ao fim. Esta competitividade não mexe com a nossa amizade. Em algumas provas houve alguns atritos, mas é sempre uma discussão amigável», confessou.
Resultados da prova:
Masculinos – 2500m
1.º Hugo Ribeiro (AA20+, CP Ferreira Zêzere) 28.48,4
2.º Duarte Marques (AA18/19, Condeixa AC) 28.52,2
3.º Marco Oliveira (AA18/19, Condeixa AC) 29.23,5
Femininos – 2500m
1.ª Beatriz Cardeal (AA20+, Condeixa AC) 30.57,2
2.ª Camila Marcelo (AA14/15, Condeixa AC) 31.45,8
3.ª Helena Rodrigues (AA20+, Condeixa AC) 31.46,5
Classificação final do Circuito Nacional
Masculinos
1.º Hugo Ribeiro 270 pontos
2.º Duarte Marques 243 pontos
3.º Marco Oliveira 213 pontos
Femininos
1.ª Beatriz Cardeal 258 pontos
2.ª Helena Rodrigues 255 pontos
3.ª Camila Marcelo 213 pontos
Resultados da prova: https://multicrono.com/v1/travessia-da-baia-de-sesimbra-2025-resultados/
Classificação final do circuito nacional: https://multicrono.com/v1/circuito-nacional-de-aguas-abertas-2025-ranking/