O melhor estava guardado para o fim. Marco Meneses conquistou a medalha de bronze nos 400 metros livres S11 nos Mundiais Paralímpicos que decorrem em Singapura.
O nadador, que de manhã já tinha sido terceiro na sua eliminatória (3.46.90 minutos), nadou a final em 4.37,46 minutos e garantiu a ambicionada presença no pódio, ficando a escassos segundos da medalha de prata (o japonês Uchu Tomita fez 4.37,31 minutos), numa final ganha pelo checo David Kratochvic que bateu o recorde do Mundo (4.19,83 minutos).
«Estou muito contente. Já fiquei tantas em vezes em quarto nesta prova, muitas vezes tão perto e, finalmente, consegui chegar a uma medalha. Foi uma época muito difícil depois dos Jogos, estive algum tempo parado, mas valeu todo o esforço que fiz», sublinhou Marco Meneses que prometeu, na próxima época, «voltar ainda mais forte» e mal terminou a prova recebeu uma mensagem de parabéns pela conquista da medalha de bronze do presidente da FPN Miguel.
No último dia dos campeonatos, João Fidaldo e Tomás Cordeiro participaram nos 100 metros costas S10, ambos garantindo a presença na final – João Fidalgo foi 7.º com 1.03,64 minutos, bem perto do seu recorde nacional (1.03,56 minutos); Tomás Cordeiro foi 8.º, com 1.05,32 minutos. «Dei tudo na final e estou contente porque fiquei perto da minha melhor marca. Agora é pensar no Europeu do próximo ano», disse João Fidalgo.
«O nosso objetivo eram os 200 metros estilos e foi cumprido. Estou feliz pela minha participação, foi um ano bastante difícil e agora é pensar no Europeu», afirmou Tomás Cordeiro.
Resultados: https://www.paralympic.org/swimming/live-results