Antevisão do Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores – Coimbra 2025 *
A época da natação pura a nível nacional vai terminar em Coimbra, de amanhã, quinta-feira até domingo, de 24 e 27 de julho. O Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores acontece no meio de várias competições internacionais, o que motiva várias ausências, algumas presenças em regresso de competições internacionais e outras em vésperas da partida.
Os Mundiais de Singapura afastam desta competição Camila Rebelo, Diana Durães, Diogo Ribeiro e Francisca Martins, para além de Mafalda Rosa. Já o Festival Olímpico da Juventude Europeia faz com que Camila Marcelo, Carolina Taveira, David Almeida, Leonor Cardeal, Matilde Carvalho, Renato Mimoso, Rodolfo Alecrim e Tomás Gonçalves não disputem os títulos de juvenis.
Entre o Europeu de Juniores que decorreu no início deste mês e o Mundial de Juniores que ocorrerá daqui a um mês, Gonçalo Azevedo, Miguel Oliveira, Rui Pereira e Zara Rojas vão a Coimbra fazer um teste intermédio.
Diretamente dos Mundiais Universitários, vêm Anna Fomina, Diogo Lebre, Gustavo Ribeiro, Kevins Apseniece, Mariana Cunha, Rafaela Azevedo, Ricardo Santos e Vasco Morgado.
Neste contexto, abrem-se boas perspetivas para vários nadadores que têm nestes nacionais a principal competição da temporada.
Olhamos para os três escalões em competição para destacar alguns nadadores, ou provas onde se perspetivam grandes confrontos.
Seniores
Em destaque a presença de seis nadadores olímpicos: Ana Pinho Rodrigues, Angélica André, Gabriel Lopes, João Costa, Miguel Nascimento e Tiago Campos.
Ana Pinho Rodrigues, depois de ter ultrapassado a fasquia das 150 medalhas (153) na carreira, continua motivada a alcançar cada vez mais e, quem sabe, a prazo ultrapassar os 207 títulos que Rui Borges obteve entre 1977 e 1995. Está inscrita em cinco provas. Para além das suas mais tradicionais, como os 50 e 100 livres e os 50 e 100 bruços, vamos vê-la em ação também nos 200 estilos. A última vez que nadou 200 estilos em nacionais individuais foi há 15 anos, nos nacionais de piscina curta na Guarda. Em piscina longa não nada esta prova em nacionais há 19 anos, quando era…infantil-B!
Angélica André teve um período de pausa na presente época, depois da temporada alucinante que teve no ano passado com o bronze de Doha e o 12.º lugar dos Jogos. Está de volta e já foi, no final do mês passado, campeã nacional de águas abertas 5 km.
Nestes campeonatos está inscrita nos 800 e 1500 metros livres e nos 400 metros estilos. Nas três provas encontrará a sua companheira de seleção nas águas abertas, Mariana Mendes e, nos 400 estilos, terá pela frente outra Mariana candidata à vitória, Mariana Cunha.
Gabriel Lopes está inscrito nos “seus” 200 metros estilos, onde dificilmente alguém conseguirá desafiar o seu favoritismo. Já nos 50 e 100 bruços poderá protagonizar bons duelos com Alexandre Amorim.
Está ainda inscrito nos 50 metros mariposa, uma prova onde certamente fará melhor do que o 15.º lugar da lista de entrada que ocupa.
O primeiro tempo de entrada nessa prova é de Miguel Nascimento. O velocista vai nadar os 50 livres e 50 mariposa e é, naturalmente, o grande favorito a vencer as duas.
João Costa bateu o seu próprio recorde nacional dos 50 costas no Open de Portugal no Jamor e produziu o seu melhor tempo aos 100 costas dos últimos dois anos (desde a lesão no ombro que lhe retirou metade da temporada passada). Os indicadores são positivos e em Coimbra é mais um nadador de quem se pode esperar muito. Para além dos 50 e 100 costas, está também inscrito nos 50 mariposa.
Acabado de regressar de Singapura, onde nadou 15 km, Tiago Campos vem a estes nacionais juntar mais rodagem. Vai nadar 400, 800 e 1500 metros livres e ainda os 400 metros estilos.
Mal aterram vindos de Berlim, seguem para Coimbra oito nadadores que representaram as suas instituições de ensino superior nos Mundiais Universitários. Vasco Morgado e Kevins Apseniece voltam a encontrar-se nos 200 mariposa, onde poderão contar com a forte oposição de Henrique Silva.
Os três também vão aos 100 onde voltam a ser os principais candidatos à vitória.
Anna Fomina e Mariana Cunha também vão medir forças nos 100 e 200 livres, onde encontram a dupla do Benfica Rita Frischknecht e Ema Conceição e nos 100, Ana Pinho Rodrigues, antevendo-se que as finais seniores destas provas sejam bastante disputadas.
Rafaela Azevedo vai nadar os “seus” 50 costas e, na ausência de Camila Rebelo, é super favorita a vencê-la. Só vai nadar mais uma prova, os 50 mariposa. Aí encontra a recordista nacional Ana Margarida Guedes.
À semelhança das Universíadas, Diogo Lebre e Gustavo Ribeiro voltam a encontrar-se nos 100 livres. Em Berlim o nadador do Algés levou a melhor, mas o benfiquista esteve melhor na estafeta mista 4x100 livres.
Ricardo Santos só vai nadar uma prova: os seus 200 costas na sua piscina e apenas alguns dias depois de ter conseguido o seu primeiro sub-2 da carreira.
Juniores
Os maiores destaques individuais no escalão de juniores serão, previsivelmente, os nadadores que estiveram no início deste mês no europeu de juniores. Dos 11 juniores que estiveram presentes em Samorin [a equipa foi composta por 12 nadadores, mas Miguel Oliveira é juvenil], apenas Alexandre Morari não vai estar em Coimbra.
De resto, não só vai estar a restante seleção, como irão, na sua generalidade, nadar as suas melhores provas.
Afonso Freitas alinha nas três provas de costas. Nos 50 metros defrontará Gonçalo Azevedo.
Filipe Laranjo vai nadar seis provas, com destaque para as suas especialidades, 200 e 400 metros livres. Os 400 livres é uma das provas com melhor cartel entre os juniores. Para além de Laranjo, alinham Rui Pereira, Rodrigo Borges e Miguel Medeiros.
Gonçalo Azevedo alinha em três provas e é favorito nas três, mas encontra excelentes opositores. Nos 100 livres encontra o júnior de primeiro ano, Francisco Pereira. Nos 50 livres defronta André Ramos e o português radicado em França, Tiago Gameiro Santos. Nos 50 costas, para além do já referido Afonso Freitas, terá ainda em Mikhael Onutskyy um forte opositor.
Os duelos entre Maria Neves e Rafaela Mendes nas provas de costas são já um clássico que vem dos escalões anteriores. Voltam a encontrar-se nos 100 e 200 costas. No histórico dos nacionais mais recentes, a nadadora do Braga levou a melhor em abril e a nadadora do Torres Novas superiorizou-se há um ano.
Rafael Mimoso abdicou de nadar os Mundiais de Juniores e vem a Coimbra fazer a sua última prova antes de rumar à Universidade de West Virginia. Vai nadar as três provas de bruços onde o seu favoritismo é absoluto.
Os fundistas Rodrigo Borges e Rui Pereira vão encontrar-se nos 400, 800 e 1500 metros livres. O nadador do Fluvial vai ter em Coimbra a sua última competição da temporada, enquanto o do Colégio Monte Maior terá ainda o Mundial de Juniores. Prometem uma boa rivalidade.
Para Tiago Brandão está reservado um previsível duelo nas provas de mariposa com Duarte Ferreira. O nadador do Galitos fez parte da seleção júnior de Samorin, mas o do FC Porto (júnior de primeiro ano) também não ficou longe.
Zara Rojas é a grande favorita nas provas de 50 e 100 mariposa, mas a nadadora madeirense, nascida em 2007, vai encontrar duas estrelas em ascenção da velocidade, nascidas em 2009. Nos 50 livres mede forças com Eva Coutinho e nos 50 mariposa com Leonor Silva.
Juvenis
Com a ausência dos nadadores do FOJE, outras estrelas brilharão na constelação de juvenis presentes em Coimbra.
A mais brilhante de todas é Miguel Oliveira, o juvenil que já participou esta época no Europeu de Juniores e ainda vai nadar o Mundial de Juniores. Para além dos 50 e 100 costas (onde é obviamente favorito, não fosse ele o recordista nacional juvenil-A das duas provas), vai também nadar os 50 livres, 50 mariposa e a prova rainha dos juvenis masculinos, os 100 livres (mais à frente explico porquê).
Dois nadadores da Associação de Natação do Distrito de Leiria que têm estado em destaque nos últimos meses são Henrique Joaquim e Santiago Parreira. Henrique bateu o recorde nacional juvenil-A dos 50 livres em piscina curta em junho (que já era dele desde março), mas em julho Santiago melhorou esse recorde. Os dois encontram-se nos 50 e 100 livres.
Diogo Reis habilita-se a ser o juvenil com mais títulos no final deste campeonato. Nas cinco provas individuais em que está inscrito, em quatro tem o melhor tempo de inscrição. No caso dos 100 bruços e 200 estilos por larga margem. A única prova onde não é favorito – mas continua a ser candidato ao título – são os 100 livres.
E aqui abro o parêntesis para justificar porque os 100 livres prometem ser a prova rainha da competição de juvenis, no lado masculino. É que os quatro nadadores anteriormente citados encontram-se nesta prova e os quatro com tempos de inscrição muito próximos: Santiago Parreira (53.11), Henrique Joaquim (53.27), Miguel Oliveira (53.41) e Diogo Reis (53.88) constituem um alinhamento de luxo para esta prova, mesmo privada de Rodolfo Alecrim.
Martim Macedo é o fundista juvenil de maior destaque esta época. O nadador do Maia tem o melhor tempo de entrada nos 400, 800 e 1500 metros livres e quanto mais metros tem a prova, mais favorito se torna.
Do lado feminino não se perspetiva que haja alguma nadadora que se destaque em termos de títulos individuais. Observando a lista de entrada, constata-se que não há nenhuma nadadora que lidere em mais do que duas provas.
Constança Azevedo (200 costas e 200 estilos), Juliana Barroso (100 costas e 50 mariposa), Rita Brito (50 e 100 bruços) e Rita Santos (100 e 200 livres) são as nadadoras que lideram em mais do que uma prova.
Grande duelo em perspetiva nas provas de costas entre as algarvias Constança Azevedo e Juliana Barroso, tendo de contar ainda com Francisca Vieira nos 50 costas, Mariana Fernandes e Cloe Nogueira.
Constança também estará envolvida em duelos interessantes nas provas de estilos. Nos 200 com a brucista Rita Brito e nos 400 com a mariposista Francisca Feliciano.
Referência ainda para as juvenis-B que têm boas possibilidades de se superiorizar às nadadoras mais velhas: Sofia Holub nas provas longas, Valeria Koslova nas provas de bruços e Zoe Nunes nas provas curtas de livres e mariposa.
Os campeonatos nacionais de juvenis, juniores e seniores decorre em Coimbra de 24 a 27 de julho e também na Natação TV em natacaotv.pt
*Por João Bastos
MAIS INFORMAÇÃO - https://fpnatacao.pt/noticia.php?codigo=5146