Portugal pronto para desafiar o topo da natação universitária mundial nos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025
A Federação Portuguesa de Natação (FPN), em colaboração com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), divulgou a convocatória oficial da seleção nacional universitária de natação que representará Portugal nos Jogos Mundiais Universitários de Verão 2025, a realizar entre os dias 16 e 27 de julho, na Alemanha. As provas de natação terão lugar entre 17 e 23 de julho, em Berlim, na prestigiada Schwimm-Und Sprunghalle im Europasportpark, uma das mais icónicas piscinas da Europa.
Esta competição, organizada pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), é considerada o mais elevado palco do desporto universitário mundial, reunindo milhares de atletas-estudantes de elite de todo o mundo, num contexto de excelência competitiva e diversidade cultural. Para os nadadores portugueses, trata-se de uma oportunidade única para conciliar a representação académica com o alto rendimento desportivo, num ambiente altamente exigente e inspirador.
A seleção portuguesa será composta por dez nadadores universitários de elevado nível:
Anna Fomina (Universidade de Lisboa | SCP),
Camila Rodrigues Rebelo (Universidade de Coimbra | ALN),
Francisca Soares Martins (Universidade do Minho | FOCA),
Gustavo Carvalhais Ribeiro (Universidade de Lisboa | SLB),
Diogo Lebre (Instituto Politécnico de Lisboa | SAD),
Kevins Alexandre Apseniece (Universidade do Porto | FCP),
Mariana Pacheco Cunha (Instituto Politécnico do Porto | CNCE),
Rafaela Gomes Azevedo (Universidade NOVA de Lisboa | SAD),
Ricardo Matias Santos (Universidade de Coimbra | ALN)
Vasco Alves Morgado (Universidade de Lisboa | SAD).
A equipa técnica será liderada por Gonçalo Neves, treinador nacional universitário, contando com o apoio do treinador adjunto Simão Marinho. A chefia de missão estará a cargo da atleta olímpica Patrícia Mamona, em representação da FADU.
Ricardo Antunes, DTN para a natação pura da FPN:
«Os nadadores que compõem esta seleção têm demonstrado, ao longo da presente época desportiva, uma evolução consistente e sustentada, com resultados expressivos tanto no plano nacional como internacional. Em várias ocasiões, foram estabelecidos novos recordes pessoais e marcas de excelência, alguns deles superando máximos nacionais seniores e absolutos. Esta consistência competitiva e o trabalho desenvolvido pelos nadadores, treinadores, clubes e associações territoriais, ao longo dos últimos meses reforçam as ambições com que Portugal parte para esta competição.
A edição de Rhine-Ruhr 2025 promete apresentar um nível competitivo superior ao da última edição dos Jogos Mundiais Universitários, tornando o desafio mais exigente e desafiante. No entanto, a seleção portuguesa está preparada e motivada para superar as eliminatórias em grande parte das provas, com o objetivo de garantir o acesso às finais e lutar por mais do que um lugar no pódio. Apesar das maiores exigências competitivas, a confiança no grupo é elevada, fruto do compromisso, evolução e maturidade competitiva que os nadadores têm evidenciado de forma consistente ao longo de toda a época.
A Federação Portuguesa de Natação acredita firmemente no impacto desportivo e formativo desta participação, numa demonstração clara de que é possível conciliar com sucesso o percurso académico com a excelência no alto rendimento. Esta será uma jornada de afirmação, de responsabilidade e de conquista, e cada nadador vestirá a touca de Portugal com orgulho e determinação. Que cada prova seja vivida com coragem, cada final alcançada com merecimento, e cada medalha conquistada com o sentimento de missão cumprida em nome de todo um país.»
MAIS INFORMAÇÃO:
https://crs-stage-rr2025.microplustimingservices.com/#/athletic-sports-entries/SWM/*