Mafalda Rosa em 10.º lugar na prova de 5 km do Europeu da Croácia 2025

Image

Mafalda Rosa terminou hoje em 10.º lugar na prova de 5 km do Campeonato da Europa Stari Grad (Croácia) 2025. Mariana Mendes foi 21.ª.

A vitória foi para a italiana Ginevra Taddeucci, (2.ª nos 10 km de ontem) seguida da húngara Viktoria Mihalyvari (1.ª nos 10 km) e da espanhola Maria de Valdes Alvarez.

Mafalda Rosa segui sempre no grupo da frente para ceder nos últimos metros concluindo com 1.00.07,36 horas a 15 segundos da vencedora.

Mafalda Rosa: «Os 10 km de ontem acabaram por sair foram das expectativas. A água estava um pouquinho fria, mas comparado com Ibiza [2.ª Etapa da Taça do Mundo] não sofri tanto porque preparamos um pouco a adaptação à água fria.

Portanto, desta vez não foi um problema. A única questão é que até ao ano passado as provas de 10 km só começavam a ser mais rápidas da metade para a frente e agora a dinâmica da prova está a mudar bastante e as provas começam a ser rápidas desde o início. É algo que estamos a trabalhar, mas para mudar assim tanto é difícil num curto espaço de tempo. Acredito que daqui a um mês, dois, já estarei num bom nível.

Em relação à prova de 5km de hoje, já sabíamos que iria ser rápida desde o início ao fim, até porque é metade da distância. Na entrada para a última volta perdi um pouco o grupo, mas na última reta estive quase, quase a apanhar… mas foi bastante bom o resultado final.»

Mariana Mendes concluiu em 21.º lugar com 1.03.58,94 horas.

Mariana Mendes: «A prova de ontem, dos 10 km, como a de hoje, a dos 5 km, foram muito semelhantes, tanto em termos de condições como da minha performance. O mar apresentou-se “paradinho”, a água um pouco mais fria do que aquilo que propriamente gosto, mas isso é a realidade das águas abertas, temos de ter facilidade de nos adaptarmos às condições que nos aparecem, apesar de podermos gostar mais de umas do que outras.

Relativamente às minhas provas, tanto de ontem como de hoje, foram provas difíceis, muito competitivas, com ritmos bastante elevados. Taticamente não fui tão inteligente como poderia ter sido, cometi alguns erros, mas sou muito grata pela oportunidade de poder ganhar experiência, de poder continuar a participar nestas competições, e assim poder evoluir. E apesar das condições, tem sido uma época muito difícil. Particularmente estou contente com os resultados que consegui obter. Mas não estou satisfeita e vou dar o meu melhor para continuar a evoluir.»

Os lugares do pódio dos 5 km foram disputados nos últimos metros com a Ginevra Taddeucci a “desforrar-se” da prova de 10 km para terminar com menos 1,99 segundos da Viktoria Mihalyvari. A espanhola Maria de Valdes Alvarez completou o pódio a 3.08 da vencedora.

A prova masculina de 5 km realizou-se hoje às 15h00 locais.

Ricardo Santos (17.º) e Francisco Amaral (22.º) na prova da tarde de hoje de 5 km. O italiano Gregorio Paltrinieri venceu à frente dos hungaros David Betlehem  e Kristof Rasovszky.

Ricardo Santos: «As provas correram mais ou menos. Consegui manter um ritmo constante na maior parte dos percursos e lutar por uma boa posição, mas houve momentos em que senti que podia ter respondido melhor a alguns ataques do grupo principal. Acabei por terminar na 17.ª posição nos 5km e 22.º nos 10 km, o que, embora abaixo das minhas expectativas, serve como mais uma experiência valiosa ao mais alto nível europeu.

Saio desta prova com várias lições aprendidas, tanto em termos de estratégia de prova como de gestão do frio e da alimentação. Agora é hora de recuperar, rever o que correu menos bem e continuar a trabalhar com o foco nas próximas competições.»

Francisco Amaral: «A participação nas provas de 10 km e 5 km no Campeonato Europeu de Águas Abertas ficou aquém do que desejava. Foi a minha primeira experiência internacional de alto nível e, apesar dos resultados não corresponderem às expectativas, retirei aprendizagens importantes.

Nos 10 km, perdi o grupo da frente logo no início e tive de nadar praticamente sozinho, o que dificultou a prova. Nos 5 km, estive num pequeno grupo, o que ajudou um pouco, mas não foi suficiente para me aproximar dos da frente.

Sei que posso fazer melhor. Esta competição mostrou-me o que preciso de melhorar e motivou-me a trabalhar com ainda mais determinação para alcançar melhores resultados no futuro.»

RESULTADOS: https://europeanaquatics.org/open-water-swimming-2025/schedule-results/#/sports-schedule/OWS/*

(actualizado às 11h35 de 30/05/2025)