O Campeonato Europeu de Natação Artística - European Aquatics Artistic Swimming Championships Funchal 2025 e a COMEN CUP 2025, que decorrem de 2 a 5 de junho no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, foram hoje apresentados em conferência de imprensa no Museu Quinta das Cruzes, na capital da Madeira.
Uma organização da European Aquatics em parceria com o Governo Regional, a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a Associação de Natação da Madeira.
O European Aquatics Artistic Swimming Championships Funchal 2025 será a mais importante competição europeia de natação absoluta organizada em território nacional. Um total de 136 atletas em representação de 21 países inscritos Europeu e 93 atletas de 15 países na Comen - Mediterranean Swimming Cup Funchal 2025 competem pelas medalhas durante quatro dias nas Piscinas Olímpicas do Funchal.
Presentes na conferência estiveram o Secretário do Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, Davide Gomes, Diretor Regional do Desporto, Helena Leal, vereadora da CM Funchal, com o pelouro do desporto, o presidente de Federação Portuguesa de Natação, Miguel Arrobas, e Avelino Silva, diretor de eventos Internacionais da FPN.
«Esta organização vem confirmar Portugal com uma elevada capacidade de organização de grandes eventos desportivos confirmando a elevada qualidade da Federação Portuguesa de Natação que ao longo dos anos tem sabido olhar para novos desafios, novas oportunidades e apoiar o desporto em franca expansão no nosso pais. E escolheram bem o local de realização. Não havia melhor que a perola do atlântico, com devido respeito pelos Açores. A madeira tem a ligação ao mar a presença nos oceanos, um cenário perfeito para receber mais de 228 atletas em representação de 24 países. Que seja um dia de forte e saudável competição com espírito universal. Um profundo agradecimento à Federação Portuguesa de Natação por todo o seu trabalho em nome de Portugal e dos Portugueses.»
«Impacto positivo da iniciativa para Região»
O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, começou por afirmar: «Este é mais um evento que reforça a Madeira como um destino ativo», adiantando ainda que a Região dispõe hoje de um «conjunto de infraestruturas que permite acolher eventos desta dimensão com elevado nível de exigência».
Além disso, a RAM possui «profissionais competentes, parceiros locais altamente envolvidos e uma reputação de bem receber que, aliada à nossa capacidade técnica, nos coloca numa posição de vantagem no panorama europeu. Esta competição contribui para reforçar o nosso posicionamento como um destino de excelência para o turismo ativo».
A vereadora com os pelouros da Juventude e do Desporto, Helena Leal, destacou o impacto positivo da iniciativa para Região e, em particular, para a cidade, não apenas no plano desportivo, mas também social e económico.
«Estamos convosco para levar o nome da nossa cidade e da nossa Região além-fronteiras, como é o caso deste campeonato europeu», afirmou a autarca, sublinhando o compromisso da Câmara Municipal do Funchal com o desenvolvimento do desporto e a promoção da Região.
Helena Leal realçou ainda a capacidade da Madeira em acolher grandes eventos internacionais com excelência, acrescentando que este tipo de competições cria oportunidades para que os “jovens” possam crescer e projectar-se internacionalmente.
«Da nossa parte, estaremos sempre disponíveis para colaborar e apoiar, como é o caso deste campeonato. Podem contar com o Município do Funchal para tudo aquilo que estiver ao nosso alcance».
«Uma modalidade que junta arte e desporto num só palco»
Miguel Arrobas, Presidente da Federação Portuguesa de Natação, evidenciou o simbolismo da competição que vai juntar 138 atletas, entre os 13 e os 15 anos. «É com enorme prazer que organizamos aqui, na Madeira, o primeiro campeonato internacional absoluto da natação artística. Esta é uma modalidade que junta arte e desporto num só palco e que merece uma infraestrutura como a da Penteada, reconhecida pela sua qualidade a nível nacional e internacional.»