Filipa Faria, Daniel Ascenso e Maria Beatriz Gonçalves realizaram ontem, sábado, uma exibição teste na Piscina de Santo António dos Cavaleiros para o European Aquatics Artistic Swimming Championships 2025 que decorre de 2 a 5 de junho no Funchal, onde irão participar no Dueto Técnico Misto e Dueto Livre Misto.
Portugal estará ainda representado no Europeu por Anna Luiza Carvalho e Inês Maria Dubini, ambas do Fluvial Portuense, na prova de Dueto Técnico e Dueto Livre, orientadas pela treinadora Sílvia Pinto (CFP).
Ontem, durante a exibição teste, a treinadora Chilua Pegado caracterizou o momento da preparação para o Europeu da Madeira, recordou o percurso do dueto misto e apontou objectivos para o futuro:
Como está a decorrer a preparação do dueto misto para o Europeu?
«Toda a preparação está a decorrer bastante bem, até porque temos a facilidade e a sorte dos três atletas serem do mesmo clube: Filipa Faria, Daniel Ascenso e Maria Beatriz Gonçalves (suplente). Para além dos estágios, temos uma preparação constante, diária deste atletas que já estavam a treinar comigo. A preparação tem decorrido com o apoio de uma equipa multidisciplinar – a preparadora física, o fisioterapeuta, e o meu trabalho que é de coreografa e treinadora.
Como estão a perspetivar a participação no Funchal do dueto misto?
A nível da nossa presença no Europeu na Madeira, recordo que no último europeu em que participou a Filipa e o Daniel, ficámos em 5.º lugar num ano atípico porque era em ano de Jogos Olímpicos Paris 2024 e por isso não participaram tantos países. Acreditamos que aqui, no Funchal, a participação será mais numerosa e também por isso será mais difícil manter a nível de ranking o 5.º lugar, claro que iremos lutar para isso. O objetivo será sempre manter ou tentar superar, mas principalmente manter o canal das notas. E no que diz respeito ao dueto livre tentar mesmo superar.
O facto de ser na Madeira pode fazer a diferença?
Esta participação na Madeira, com mais atletas e seleções inscritas também se torna mais desafiante para nós, o que possibilita testarmos realmente o que o Daniel é capaz de fazer já que é um atleta que começou há muito pouco tempo e tem vindo a evoluir imenso – na natação pura desde os 8 anos, mas só tem dois anos de natação artística – aumentamos a dificuldade das nossas duas coreografias e nesse ponto de vista, tendo a competição de mais países será mais desafiante.
A Gesloures é um clube referência na natação artística…
A Gesloures é um clube referência, mas a seguir ao covid perdemos alguns clubes e também percebemos que a natação artística é uma modalidade mais dispendiosa e que necessita também de bastante tempo de dedicação e nem sempre se consegue, mas realmente precisávamos de ter mais clubes com um trabalho técnico que depois se possa evoluir.
Na COMEN CUP 2025 (escalão Juvenil), também de 2 a 5 de junho n Funchal, Portugal terá represetnação nas provas de Figuras, Dueto Livre Misto e Combinado:
Beatriz Marreiros PORTIN Figuras; Combinado.
Benedita Santos CFP Figuras; Dueto Livre (suplente); Combinado.
Elisabete Fortunato CFP Figuras; Dueto Livre Misto; Combinado.
Lara Rolo GESL Figuras; Combinado.
Luísa Maia CFP Figuras; Dueto Livre; Combinado.
Maria Inês Rocha CFP Figuras; Combinado.
Maria João Almeida CFP Figuras; Dueto Livre; Combinado.
Maria Teixeira FOCA Figuras; Combinado (suplente).
Marta Barbosa CFP Figuras; Combinado.
Matilde Sousa CFP Figuras; Combinado.
Rodrigo Carvalho CFP Figuras; Dueto Livre Misto; Combinado.
O enquadramento técnico será assegurado por:
Treinadoras convidadas: Rita Varandas (GESL) e Beatriz Gama (OSCN).
(Brevemente, iremos abordar as outras seleções, ouvindo treinadoras e atletas)