Olímpico Francisco Santos anuncia fim de carreira desportiva

Image

Francisco Santos, olímpico em Tóquio 2020, anunciou hoje, 5 de janeiro, o final de sua carreira desportiva na alta competição.

«15 anos de competição. 3 clubes. Algumas seleções nacionais. 1 Jogos Olímpicos. E, acima de tudo, muitas amizades que ficarão para sempre no meu coração.

Chegou o momento de encerrar esta jornada incrível que tanto moldou a minha vida. Foram anos de dedicação, sacrifícios e superação, mas também de aprendizagens, conquistas e emoções que jamais esquecerei. Houve momentos de glória e outros de desafio, mas são os instantes mais especiais e as pessoas que encontrei ao longo do caminho que enchem a minha memória e o meu coração.

Não tenho palavras para agradecer a todos os que fizeram parte desta caminhada — colegas de equipa, treinadores, fisioterapeutas, psicólogos, família, amigos e todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o que fui enquanto atleta e para o que sou como pessoa.

Despeço-me assim com um imenso orgulho e gratidão por tudo o que vivi, com a certeza de que cada momento valeu a pena. O desporto deu-me muito mais do que sonhei e, acima de tudo, deu-me pessoas e memórias que guardarei para a vida toda. Obrigado por tudo. "Xicabala is out"»

Nos destaques da carreira do nadador de Benedita:

A 21 de maio de 2021, nos Campeonatos da Europa realizados em Budapeste, Francisco Santos classifica-se em 11.º lugar dos 200 metros costas, passando este a ser um dos resultados de referência da sua carreira.

Na 26.ª edição do 'Meeting' do Porto, a 06 de junho de 2021, o nadador leonino estabelece um novo recorde nacional nos 200 metros costas com 1:57.06, marca que lhe garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021, o foi 28.º classificado entre 41 nadadores nos 100 m costas com a marca de 54.35, recorde nacional. Também em Tóquio, mas nos 200 m costas, Francisco Santos classificou-se em 22.º Lugar entre 29 nadadores.

No futuro, o nadador do Sporting deseja trabalhar como engenheiro na área da inteligência artificial.