Ana Catarina Monteiro homenageada no COP

Image

Ana Catarina Monteiro, a nadadora portuguesa mais bem-sucedida em Jogos Olímpicos, com o 11.º lugar alcançado nos 200m mariposa em Tóquio 2020, foi esta segunda-feira homenageada por Comité Olímpico de Portugal (COP) e Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).

«O reconhecimento pessoal e o reconhecimento da comunidade é o que nos vai motivando para chegar mais longe», sublinhou Ana Catarina Monteiro, num momento emotivo em que também ela se mostrou reconhecida ao COP e aos que lhe são mais próximos, depois de em 2024 ter deixado de competir: «Há um agradecimento muito grande que tenho de fazer, que é aos meus pais. Foram eles que me permitiram chegar aqui. Sem o suporte de casa não conseguimos dar o passo em frente. Eles acreditaram em mim, não na Catarina desportista, mas na Catarina que queria ser feliz.»

Licenciada em Bioengenharia pela Universidade do Porto, Ana Catarina Monteiro é, aos 31 anos, vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde, tendo na homenagem desta segunda-feira deixado também palavras de reconhecimento para os seus treinadores, o último dos quais foi Fábio Pereira, «uma das minhas maiores referências», considerou.

Depois de ter passado em revista a sua carreira que incluiu também a participação no Festival Olímpico da Juventude Europeia, Ana Catarina Monteiro considerou que «chegar a Tóquio foi um grande sonho tornado realidade.»

LER MAIS AQUI

FOTO - COP