Mafalda Rosa (9.ª), Angélica André (16.ª) e Mariana Mendes (21.ª) nos 10 km da Taça do Mundo NEOM BAY (Arábia Saudita). Vitória isolada para a australiana Moesha Johnson seguida da germânica Lea Boy e da italiana Ginevra Taddeucci.
Mafalda Rosa nadou sempre no grupo de elite para nos últimos metros terminar forte com 1.59.33,90 horas a 41,60 da vencedora (medalha de prata nos Jogos de Paris) que cortou a meta isolada a 30 segundos do pelotão perseguidoras. A portuguesa integrou esse pelotão, cortando a meta a escassos 10 segundos dos lugares de pódio.
Angélica André, de regresso às competições, concluiu em 16.º lugar a 11 segundos do pódio.
Mariana Mendes esteve também em bom plano ao concluir em 21.ª a 35 segundos dos lugares de pódio.
Mafalda Rosa: «A prova foi bastante guardada, procurei reservar energias para o final porque sabia que seria onde tudo se iria decidir. Procurei controlar o grupo a trás para ter mais calma e a duas voltas (seis do percurso) comecei a atacar até chegar aos lugares da frente.»
Após a realização da quinta e última etapa da Taça do Mundo feminina, na pontuação final, Marcela Cunha (Brasil) somou 2750 pontos, seguida de Lea Boy (Alemanha), com 2648 e Ginevra Taddeucci (Itália), 2200.
Prova de estafeta mista de 4x1500 metros - sábado, 23 de novembro - 06h15 (hora de Portugal)
Portugal estará representado por Mafalda Rosa, Mariana Mendes, Ricardo Santos e Diogo Cardoso.
MAIS INFORMAÇÃO: https://www.worldaquatics.com/