Daniel Viegas: «o objetivo será apresentarmo-nos competitivos»

Image

A seleção de Portugal compete na prova de 10 km da Taça do Mundo NEOM BAY (Arábia Saudita), sexta-feira dia 22 de novembro. A prova feminina começa às 06h00 e a masculina às 09h00 (hora de Portugal).

DIRETO: https://www.worldaquatics.com/news/3936016/where-to-watch-world-aquatics-open-water-swimming-world-cup-2024

A quinta e última etapa da série de 2024 contará com cerca de 70 atletas competindo em 10 km e estafeta mista de 4x1500 m, respetivamente, ao longo de dois dias, de 22 a 23 de novembro.

As competições marcarão a conclusão dos Jogos de Praia dos campeonatos multidesportivos NEOM, que começaram em 2 de novembro com atletas de triatlo, basquetebol 3x3, futebol de praia, escalada desportiva e mountain bike a competirem por medalhas nas últimas três semanas.

Daniel Viegas, DTN Águas Abertas: «Após a Taça do Mundo de Setúbal esta prova na Arábia Saudita, a última etapa do circuito mundial, marca o arranque do novo ciclo de 2024/2025. Uma prova que estava originalmente marcada para Eilat (Israel). As condições aqui na Arábia Saudita são excelentes com um plano de água calmo com a temperatura da água a rondar os 24 graus. A previsão é de pouca ondulação, a temperatura ambiente durante o dia ronda os 30 graus que quase equivalem ao nosso verão e boas condições para a prova.

O objetivo passa por consolidar “andamentos”, trabalhar, e apresentarmo-nos competitivos, integrados num pelotão forte, mais do que em Setúbal. Portugal apresenta no sector masculino, os três melhores nadadores do momento: o Ricardo Santos, que foi integrado neste grupo, terá como objetivo ganhar rodagem e capacidades no pelotão absoluto. Tal como o Tiago Campos e o Diogo Cardoso, que já têm mais experiência, e puderem continuar neste patamar, sabendo que sem competições regulares a alto nível é muito difícil estar no alto rendimento. Nas águas abertas é importante manter alguma frequência de competições para assegurarem presença entre a elite.

No sector feminino é igual. A Mariana Mendes, que concluiu duas provas com resultados positivos o ano passado na Taça da Europa e em Setúbal, terá aqui uma oportunidade de demonstrar que tem capacidades que integrar o grupo da frente deste pelotão internacional.

A Angélica André está bem, tem treinado bem. Irá realizar a sua primeira prova da nova época, um início de ciclo após um ano olímpico, portanto será o seu arranque de época. Poderá disputar os lugares da frente, um top 8, 10. Ela será a nadadora que compete aqui com menos pressão porque fez um excelente último ciclo, um ano fantástico com um 12.º lugar nos Jogos um 3.º lugar no Mundial, resultados históricos para nós em Portugal. Não tem nada a provar.

A Mafalda Rosa, que ficou muito próximo do apuramento olímpico, e o seu objetivo será voltar a afirmar-se. Obteve um 12.º lugar em Setúbal. Aqui procura um lugar entre os 15 primeiros, o que lhe permite ambicionar regressar ao projeto olímpico e seguir com a preparação no máximo.

Pretendemos, assim, entrar neste ciclo mais fortes, porque felizmente temos vindo a crescer e assim apresentarmos mais nadadores em níveis elevados e conseguirmos apresentarmos um grupo grande, sabendo que é um momento difícil no arranque da época, mas já estão a entrar num bom momento de forma numa época que se realizam europeus e mundiais.»

SELEÇÃO: Diogo Cardoso (SCP); Angélica André (FCP); Ricardo Santos (ALN); Mariana Mendes (SCP); Tiago Campos (FCP); Mafalda Rosa (A. Viseu). Treinador FPN: Daniel Viegas; Treinador Convidado: João Viola (FCP); Ricardo Dias (SCP).

MAIS INFORMAÇÃO: https://www.worldaquatics.com/

DIRETO: https://www.worldaquatics.com/news/3936016/where-to-watch-world-aquatics-open-water-swimming-world-cup-2024