O Torneio das Nações - EU Nations Tournament Brno (CZE) 2024 começa amanhã, sexta-feira, dia 8 de novembro, com a seleção de Portugal a defrontar a Dinamarca (11h40 locais, menos uma hora em Portugal) e a Inglaterra (21h00 locais) para o Grupo D.
Fernando Leite, selecionador nacional: «Encaramos este torneio com responsabilidade e esperamos retirar dele o máximo na construção do nosso modelo de jogo. Sinto os jogadores bastante concentrados e focados nos nossos objetivos e com vontade de jogar. Esperamos ao longo do torneio consolidar alguns processos nomeadamente defensivos e nas transições. Vai ser um torneio com grande desgaste em que a gestão física vai ser determinante. Apesar do anormal volume de jogo (mas positivo) que a maioria dos jogadores apresentam nesta altura da época, a sua predisposição para o torneio está em alta. Esperamos assim capitalizar mais um momento competitivo para reforçar a boa prestação das equipas portuguesas nas competições europeias.»
João Moreira: «A Seleção apresenta-se para este torneio das Nações com um bom equilíbrio em termos de elementos mais velhos e novos e sinto que isso é essencial para a equipa ter sucesso nesta nova fase competitiva que irá enfrentar. Aproxima-se um conjunto de jogos e competições intensos e penso que este torneio poderá ser um bom ponto de partida para o que nos espera. Amanhã iremos enfrentar a seleção da Dinamarca, um jogo onde seremos favoritos. Vai servir para inserirmos ritmo e intensidade nesta primeira partida. Espero que consigamos a tão esperada vitória já no primeiro jogo. Este torneio servirá para consolidarmos rotinas de jogo. Individualmente espero crescer e ambientar-me a estes jogos internacionais. Espero que todos os que possam nos apoiem em casa ou nas bancadas da piscina de Brno.»
Luis Moreira: «Representar a seleção nacional é sempre um orgulho e um prestígio para todos os atletas. Esses sentimentos são ainda mais fortes quando temos a oportunidade de competir num torneio como este, onde marcam presença várias seleções que nos proporcionarão diferentes desafios competitivos. O grupo tem noção que estamos ainda num momento de preparação, mas queremos aproveitar este torneio para continuar a trabalhar afincadamente e a consolidar rotinas.O grupo está bastante unido e focado na tarefa que temos em mãos. O nosso objetivo para este torneio é fortalecer e elevar o nosso nível de jogo e progredir consistentemente em direção às nossas metas de longo prazo.»
O árbitro internacional Luís Alves acompanha a seleção nacional neste Torneio das Nações.
SELEÇÃO:
Carlos Pedro Gomes 1990 SCP
Pedro Ferreira Sousa 1991 VSC
Diogo Ornelas Pinto 2004 CFP
Ricardo Mota Teixeira 1988 PPA
Dumitru Sobetchi 1993 VSC
Ricardo Pedro Sousa 1988 CFP
João Guerreiro Moreira 2004 CFP
Rui Manuel Ramos 1996 VSC
João Pedro Costa 1991 VSC
Salvador Jorge Lopes 1996 VSC
Leonardo Vilela Duarte 2001 CFP
Samuel Rocha Veiga 2002 CFP
Luis Diogo Moreira 2002 VSC
Xavier Rocha Sousa 2002 PPA
Luis Rafael Abreu 1999 SCP
QUADRO TÉCNICO E STAFF
Fernando Jorge Leite FPN Selecionador Nacional
Rui Diogo Ferraz PPA Treinador
Vítor Abreu Macedo VSC Treinador
Site da competição:
https://www.eunwp.eu/zapasy/eu-nations-men-water-polo
Streaming: