A seleção nacional absoluta masculina de polo aquático realizou durante o dia de ontem, domingo, um treino nas Piscinas Municipais de Paços de Ferreira.
Fernando Leite, selecionador nacional: «O treino integrou um grupo de jogadores muito interessante para as diversas posições de jogo, já com um bom ritmo para a altura da época. A primeira divisão integra equipas que proporcionam boas condições de treino e bons momentos competitivos com bons treinadores.
Registamos algumas entradas para um grupo mais restrito de observação e escolha e esperamos com estas entradas de novos jogadores criar situações mais dinâmicas e que aumentem o nosso reportório em jogo. Existem jogadores, nomeadamente de 2006/07/08, que dada a sua evolução poderão entrar num grupo alargado. Existem bons atletas nessas idades.
Nos momentos competitivos futuros, a seleção entra em ação nos dias 8 a 10 de novembro o Torneio das Nações, um bom momento competitivo. Portugal começa por defrontar a Finlândia e o segundo jogo é com a Eslováquia, isto no primeiro dia de competição. Em função dos resultados obtidos cruzamos com equipas de outros grupos. Dois jogos no mesmo dia, vai ser um torneio com grande desgaste, onde a gestão dos recursos será muito importante. Estarão presentes seleções com um bom grau de competitividade.
De 19 a 21 de dezembro a World Aquatics organiza a Worl Cup, uma competição prioritária, na qual as Seleções Nacionais devem ser inscritas. A sua importância reside no fato desta ter sido criada para países com o nosso grau de desenvolvimento em polo aquático, e por países do nosso ranking. A prestação atual dos jogadores prevê um bom momento competitivo na altura da World Cup, momento ideal para cimentar processos e criar automatismos. Num plano de desenvolvimento sustentável do polo aquático em Portugal passa pela inscrição regular nas competições oficiais existentes, negar o óbvio ou adiar o inevitável é pura perda de tempo.
Um agradecimento a autarquia de Paços de Ferreira pela cedência do espaço de treino.»