O italiano Marcello Guidi e a germânica Lea Boy superiorizaram-se na derradeira volta das 6 que totalizaram o percurso de 10 km da 3.º etapa da Taça do Mundo de Setúbal 2024.
Da participação portuguesa destaque para o 12.º lugar de Mafalda Rosa, em femininos, e o 13.º lugar de Diogo Cardoso, na prova masculina.
Mariana Mendes terminou no 14.º lugar na prova feminina. Referência para o 20.º lugar de Tiago Campos, 22.º de Ricardo Santos, 24.º Francisco Amaral, 28.º de Tomás Sarreira e o 29.º de Bruno Loureiro.
Num pódio todos italiano, Marcello Guidi com uma derradeira volta muito forte superiorizou-se na prova masculina, com 2.08.31,20 horas, menos 25,60 segundos que o seu compatriota Andrea Filadelli e a 25,70 de Dario Verani. Cinco italianos concluiram nos 10 primeiros.
De referir que o 4.º lugar foi para o francês Marc-Antoine Olivier a 31,30 do vencedor e o 5.º para o campeão olímpico o húngaro Kristof Rasovszky a 31,90.
Marcello Guidi (Itália): «Estou muito contente com a minha prova e a primeira vitória em Taças do Mundo, aqui em Setúbal. Apesar da água estar um pouco fria, adaptei-me bem a este percurso e na derradeira volta dei tudo o que tinha e consegui descolar para garantir a vitória destacado.»
Diogo Cardoso (Portugal): «Tinha as espectativas de ficar no grupo da frente o mais tempo possível e consegui isso tendo perdido o grupo apenas na última volta, foi pena, mas dei o meu melhor e estou satisfeito com a minha prestação. Senti que na primeira volta o ritmo foi um pouco mais confortável e tentei resguardar-me ao máximo porque neste início de época não sabia como estava e penso que foi vantajoso para mim para ter um pouco, mas de força na segunda parte. Agora é trabalhar para as próximas provas corram melhor.»
Em femininos, com um pelotão muito compacto até à última volta, Lea Boy cortou a meta com 2.18.30,70 horas, menos três segundos que a campeã olímpica em Tóquio 2020 a brasileira Marcela Cunha, quatro vezes vencedora em Setúbal. O terceiro lugar foi também para a brasileira Viviane Jungblut a 3,70 segundos da vencedora.
Mafalda Rosa, que seguiu sempre entre o grupo da frente, concluiu num excelente 12.ª posição com mais 26,10 segundos.
Lea Boy (Alemanha): «Tinha sido 7.ª em 2022, e agora arrisquei para poder chegar ao pódio e talvez vencer. Aproveitei para na última volta me destacar e garantir a vantagem para a concorrência. Acabei por cortar a meta destacada. Estou muito feliz.»
RESULTADOS: https://www.worldaquatics.com/