Decorreu hoje a conferência de imprensa da A World Aquatics Open Water Swimming World Cup Setúbal 2024 - Taça do Mundo de Setúbal de Águas Abertas que se realiza amanhã, sábado, dia 12 de outubro (15h00) com a participação da elite Mundial, com destaque para medalhados olímpicos em Paris 2024.
Com a presença na conferência, realizada no Novotel de Setúbal, do húngaro Kristof Razovszky (Hungria) o recente campeão olímpico em Paris e vencedor em Setúbal em 2017 e 2018, e a brasileira Ana Marcela Cunha campeã olímpica em Tóquio 2020 e 4 vezes campeã em Setúbal, os nadadores destacaram a sua passagem por Setúbal, os recentes resultados internacionais e o reinício da época no Sado.
Ana Marcela Cunha: «Setúbal foi a minha primeira etapa em águas abertas no ano de 2007. Estou muito feliz voltar a uma cidade que abraça o desporto. Contente de “brigar” com as meninas. Após os Jogos de Paris estamos a regressar às competições. Mas será uma prova importante não apenas para participar, mas para competir pelo circuito mundial. Gosto muito da água fria do Sado.»
Kristof Razovszky: «Este é um momento pós jogos olímpicos do regresso em força às competições. Estou feliz por regressar a Setúbal. Já venci aqui por duas vezes e fui terceiro. Espero continuar a minha série de sucessos.»
António José Silva, presidente da FPN e da European Aquatics: «Esta edição será a última vez que aqui estou como presidente da FPN… Mas estarei como presidente da European Aquatics. Voltamos a ter em Setúbal uma edição repleta de grandes nadadores. Mais uma grande edição que irá mais uma vez projetar Portugal e Setúbal no plano internacional.»
Daniel Viegas, DTN para as Águas Abertas da FPN: «Nestes últimos 18 anos a Taça do Mundo de Setúbal tem sido um catalisador para o desenvolvimento da modalidade. Este ano conseguimos trazer mais nadadores que procuram aqui afirmar-se de forma positiva e ganhar experiência e confiança para o futuro entre os melhores do mundo. Recordo que conseguimos no passado quatro qualificados olímpicos nas três edições de apuramento para os Jogos. Estamos no início ciclo com uma seleção mais alargada. Nadadores novos que se vão estrear com uma atitude lutadora, vencedora, assumindo o futuro do sucesso das águas abertas.»
Tiago Campos, olímpico em Tóquio 2020: «Desde 2017, que me estreei aqui que gosto muito de competir em setúbal onde me qualifiquei para os jogos de Tóquio. Obrigado à FPN pela possibilidade de uma seleção alargada. Boa sorte a todos.»
Luis Liberato, Diretor do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da CM de Setúbal: «Voltamos a reunir em Setúbal a elite da natação em águas abertas com destaque para Kristof Razovszky e Ana Marcela Cunha que apresentam uma participação histórica em Portugal. Será mais um grande evento internacional de que todos nos orgulhamos e que a família das águas abertas regressa sempre com prazer.»
Pedro Pina, vereador do desporto da CM Setúbal: «É com orgulho que recebemos mais uma edição da Taça do Mundo no magnifico cenário do Sado. Queremos que esta edição volte a ser uma das mais prestigiadas do mundo desejando a todos os nadadores boa sorte para amanhã.»
A Reserva Natural do Estuário do Sado recebeu com sucesso vários eventos de águas abertas - a Taça do Mundo desde 2006, a Qualificação Olímpica de Natação da Maratona em 2012, 2016 e 2021, a Maratona de Natação da World Series 2022 e o Open Water Tour 2023 e o Campeonato da Europa de Juniores 2022.
A terceira etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas 2024 decorre mais uma vez num ambiente acolhedor da bela cidade portuária de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Federação Portuguesa de Natação, nas excelentes condições apresentadas pelo Estuário do Sado, junto ao Parque Urbano de Albarquel, num percurso de 10 km disputado em seis voltas de 1666 metros.
A organização conta ainda com duas provas abertas Mass Event que se realizam também no dia 12 de outubro, sábado de manhã, 500 metros (10h15) e 1600 metros (10h45).
MAIS INFORMAÇÃO: https://www.worldaquatics.com/competitions/3426/world-aquatics-open-water-swimming-world-cup-2024/info