Fluvial campeão recupera titulo perdido há quatro épocas para o Vitoria SC

Image

Campeonato Portugal A1 Masculinos - Fluvial sagra-se campeão nacional.

O Fluvial Portuense conquistou hoje o título de Campeão de Portugal de polo aquático, após vencer em casa o Vitoria Sport Club por 14-12 (3-5; 0-4; 5-0; 2-1 (4-2 G.P.) no quarto jogo do playoff.

A equipa portuense recupera o título perdido há 4 épocas precisamente para a equipa Vitoriana.

Estas tem sido as equipas com mais títulos conquistados nos anos mais recentes demonstrando uma maior capacidade face aos restantes competidores.

Mas esta época, a prova foi seguramente da mais disputadas, com os finalistas a serem apurados só no terceiro jogo das meias-finais e no caso do Fluvial, com muito drama e emoção à mistura.

A equipa do Fluvial, apesar duma justa campeã, acaba por vencer os últimos 5 jogos no desempate na marcação de penaltis. Apesar de sorte, dirão uns, ou melhor eficácia, dirão outros, a verdade é que no quarto e decisivo jogo do play-off, a equipa Fluvialista estava a perder por 3-9 no final do segundo período.

Certamente que as palavras do treinador João Pedro Santos no intervalo foram bastantes ensinadoras e motivadoras para os seus jogadores, que no terceiro período conseguiram vencer por 5-0!

A emoção tomou conta do derradeiro período do encontro e apesar das várias tentativas de parte a parte para vencerem o jogo no tempo regulamentar, tal não aconteceu e o empate a 10 foi o resultado final.

Nos penaltis, mérito é o que fica para a história, acabou por ser a equipa do Fluvial Portuense a superiorizar-se, com o seu guarda-redes a defender duas bolas face a uma do seu congénere Vitoriano, conquistando dessa forma, e perante uma moldura humana de encher o olho (eram cerca de 600 pessoas a preencher as bancadas da piscina do Fluvial), o seu quarto título nacional.

A equipa do Sporting Clube de Portugal ficou no lugar mais baixo do pódio e a equipa do Náutico de Coimbra foi relegada à divisão A2 na próxima época.

Salvador Lopes, jogador do Vitoria foi o melhor marcador da prova, faltando apurar o 7 ideal que será escrutinado pelos treinadores de todas as equipas participantes.

Resultados dos outros jogos do playoff: Vitória SC - Fluvial, 21-22; Vitória SC - Fluvial, 14-16; Fluvial – Vitória SC, 7-10.

O Fluvial Portuense soma no seu palmarés o quarto títulos de campeão - 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2023/24.

A formação vimaranense conta no seu historial quatro título de campeão de Portugal, após os triunfos em 2018/19, (2019/20 não se realiza devido à pandemia) 2020/21, 2021/22 e 2022/23.

Fluvial: Nuno Cruz Tomás Silva, Claúdio Bastos, Bernardo Mateus (2), Tiago Parati (3), Rodrigo Santos, Diogo Pinto (2), João Leite (2), Ricardo Sousa (2), Mário Coelho, António Pereira (2), João Moreira (1), Samuel Veiga.

Treinador: João Santos.

Vitória SC: Carlos Gomes, Ricardo ferreira, Harrisson Herring, João Costas (3), Dumitru Sobetchi (1), Pedro Sousa (3), Milan Kovacdevic (1), Salvador Lopes (3), Tiago Teixeira, Nuno Fernandes, André Pereira, Pedro Cunha (1), Pedro Camargo.

Treinador: Vitor Macedo

MAIS INFORMAÇÃO:https://po01_23-24.arenadisplay.live/home/schedule