Madeira 2024: Dupla alegria para Taliso Engel no segundo dia
O germânico manteve o título europeu nas finais à noite depois de bater o recorde mundial no calor da manhã. A Ucrânia diminuiu a diferença para a Itália no topo do quadro de medalhas; Irlanda, Suíça e França conquistam o primeiro ouro em Portugal.
O alemão Taliso Engel bateu o primeiro recorde mundial do Campeonato Europeu Open Madeira 2024, com a Ucrânia dominando o segundo dia de provas na Madeira, Portugal, na segunda-feira (22 de abril).
O campeão paralímpico Taliso Engel, que dominou os 100 bruços SB13 nos últimos anos com três títulos mundiais consecutivos, quebrou o recorde mundial nas eliminatórias e não falhou na final para manter o título de 2021. Apenas 0,47 a menos do seu tempo recorde de 1.02,22 de algumas horas antes. O jovem de 21 anos revelou-se superior a todos os outros, conquistando a vitória 4,27 segundos antes do vice-campeão Thomas van Wanrooij (Países Baixos) , com Firdavsbek Musabekov do Uzbequistão terminando em terceiro, um centésimo de segundo atrás.
«Não esperava nadar tão rápido pela manhã. A primeira série foi muito fácil”, disse Engel, com um grande sorriso, sobre o fato de ter quebrado o recorde mundial nadando na primeira série.
«Fiquei seis semanas sem treinar porque fiz uma cirurgia em outubro, passei por momentos muito difíceis, mas agora estou de volta.»
Ucrânia diminui a diferença para a Itália
Grande parte do segundo dia de competição na ilha portuguesa foi marcada pela prestação dos nadadores ucranianos , que levaram o seu país a aproximar-se da Itália na classificação geral de medalhas.
Andrii Trusov, que venceu a final dos 200 estilos (SM7) no domingo, conquistou duas medalhas de ouro em dois dias ao vencer os 400 livres (S7). O turco Turgut Aslan Yaraman esteve na liderança durante toda a prova até ao último piscina, quando Trusov deu um poderoso impulso na última virada para manter o título em 4m36s47. Yaraman, com o recorde pessoal, teve que se contentar com a medalha de bronze, 2,35 segundos após o vencedor, com o italiano Federico Bicelli de prata em 4m37s44.
By AMP Media | For World Para Swimming