Tiago Campos terminou em 23.º e Diogo Cardoso em 26.º na prova de 10 km do Mundial de Doha (Qatar).
O ouro foi para o húngaro Kristof Rasovszky que superiorizou-se nos últimos metros ao francês Marc-Antoine Olivier e ao britânico Hector Pardoe.
O húngaro, medalha de prata em Tóquio 2020, terminou com 1:48:21.20 menos 2,40 segundos que o francês Marc-Antoine Olivier, bronze no Rio 2026 e a 8 segundos do britânico Hector Pardoe, bronze no mundial juniores.
Tiago Campos conclui em 23.º com 1:49:54.50 horas e Diogo Cardoso em 26.º com 1:49:58.20.
Daniel Viegas, DTN para as Águas Abertas: «Uma prova masculina muito homogénea, com muitos nadadores de elevado nível. Uma competição dura apesar de não ter um inicio especialmente duro o que complicou a parte mais do contacto físico e da movimentação no grupo grande, que de inicio tinha mais de 50 nadadores. A meio da prova já sou iam cerca de 40 nadadores no grupo da frente. A partir dai a aceleração foi maior formando-se pequenos grupos.
Os nossos nadadores seguiram sempre no grupo da frente até à última volta onde houve uma mudança de ritmo muito forte. Destacaram-se 20 nadadores para se formar um segundo pequeno grupo de 10 nadadores. O líder desse segundo grupo acabou por ser o polaco Piotr Wozniak, em 20.º no final. O Tiago Campos que andou nesta luta acabou em 23.º, excelente classificação se atenderemos ao que tem sido os seus resultados. O Diogo Cardoso, após o sprinte final, terminou logo de seguida em 26.º.
Os nossos nadadores mostraram que estão bem. Todos se dedicaram muito. Passaram muitas horas a trabalhar, muitas horas na piscina. Falhamos a qualificação olímpica por muito pouco. Claro que queremos sempre melhorar. Mostraram que estão no primenro terço da elite mundial e lutaram pelas vagas olímpicas. Só havia 17 vagas em jogo. Uma vai para o pais organizador dos jogos e as outras quatro vão para os outros continentes. Por isso, para nós portugueses só haviam 17 vagas.
Se fossem 30 nadadores a apurar para a prova olímpica certamente teríamos os nossos nadadores apurados. Assim temos uma nadadora, Angélica André, apurada com um bronze, e três muito perto do apuramento com um nível muito bom que nos orgulha.»
Proxima provas:
7/02 - Angélica André e Mafalda Rosa – 5 km – 7.30 AM
7/02 – Tiago Campos e Diogo Cardoso – 5km – 10.00 AM
8/02 – Estafeta Mista - 4x1500m – 7.30 AM
RESULTADOS: https://www.worldaquatics.com/