Mundial Doha 2024. Seleção de Portugal: «Estão preparados e focados nos objectivos»

Image

A seleção de Portugal de águas abertas inicia amanhã, sábado, 3 de fevereiro, a participação no Mundial de Doha (Qatar) na prova de 10 km femininos.

Angélica André e Mafalda Rosa estarão à partida às 07h30 (hora de Portugal continental) para um percurso de 6 voltas de 1666 metros.

«O nosso principal objetivo é colocar pelo menos um nadador nos Jogos de Paris. Está tudo em aberto, as provas de águas abertas são imprevisíveis. Eles estão bem preparados e focados nesse objetivo». Afirma Daniel Viegas, diretor técnico para a águas abertas da FPN.

A prova masculina de 10 km realiza-se à mesma hora de domingo, 4 de fevereiro, com participação de Tiago Campos e Diogo Cardoso.

Daniel Viegas fala-nos sobre as condições e faz uma antevisão das competições: «Ambiente bom, com uma boa ansiedade para a competição, condições de águas boas, apesar de algum vento. A temperatura da água estará boa, a 21 graus. A temperatura ambiente está entre as 22 e 26 graus, com sol. O percurso vai ser muito simples – seis voltas de 1666 metros. A prova está bem organizada.

Os nossos nadadores estão bem, preparado, motivação em alta. O nosso principal objetivo é colocar pelo menos um nadador nos Jogos de Paris. De referir que as vagas baixaram de 25 para 22. Havia uma janela de oportunidade em que só entrava um nadador por país e agora toda a qualificação é de dois por pais. Para nós, portugueses, temos 19 a 20 vagas. Destas há uma vaga para o pais organizador e cinco vagas continentais, o que reduz dos 22 para 17. 

Portanto para apurar tem de concluir entre os 17. Tendo em conta que três vagas foram atribuídas no Mundial de Fukuoka, o que torna tudo muito apertado. Os nossos nadadores estão dentro das possibilidades, com o sector feminino próximo do objectivo, onde Angélica André tem a melhor classificação com o 7.º lugar em Budapeste 2022, onde Mafalda Rosa foi 12.º. Está tudo em aberto, as provas de águas abertas são imprevisíveis. Eles estão bem preparados e focados nesse objetivo. Na prova de 5 km também procuramos resultados de relevo. Como aconteceu com a Angélica André que foi 4.ª e Mafalda Rosa foi 9.º no último Mundial de Fukuoka 2023.

Estamos ainda inscritos na estafeta, competição que tem vindo a ganhar relevo internacional. Há dois anos em Budapeste fomos 10.º classificados, vamos procurar melhorar essa classificação.»

Participação portugueses:

3/02 – Angélica André e Mafalda Rosa – 10 km – 7.30 AM

4/02 – Tiago Campos e Diogo Cardoso – 10km – 7.30 AM

7/02 - Angélica André e Mafalda Rosa – 5 km – 7.30 AM

7/02 – Tiago Campos e Diogo Cardoso – 5km – 10.00 AM

8/02 – Estafeta Mista - 4x1500m – 7.30 AM