Alberto Silva, selecionador nacional faz para o site da FPN o ponto de situação da seleção antes do começo do Europeu esta terça-feira, 5 de dezembro.
«Em ano de Jogos Olímpicos e Mundial, a participação neste Europeu de Otameti, pretende dar continuidade ao trabalho dos fundamentos que são importantes, inclusive para a piscina de 50 metros – a saída, o submerso, a transição do submerso para o nado, entrada e saída de viragens – pontos que ainda temos a melhorar com os nossos nadadores. Por isso, nada melhor que um campeonato em piscina de 25 metros para treinar estes meses que antecederam a competição e agora um momento bom para analisarmos como é que os nadadores estão nesses pontos que eu citei.
Um segundo ponto – Para estes nadadores especificamente, por mais profissional que eles sejam, conseguiremos criar em outro momento como um europeu a atmosfera, a ansiedade, colocando lado-a-lado os nossos melhores atletas com os melhores da europa e alguns do mundo em disputa por vagas em meias-finais, em finais. Estando numa final, a disputa por um lugar de pódio. Então, essa convivência, esse desafio, é independente da piscina de 25 metros. Têm é a oportunidade de treinar isso num grande evento que é o campeonato da europa. Dai a importância de estarmos aqui com todos os atletas apurados para os Jogos de Paris até ao momento e mais alguns jovens atletas que vêm em ascensão em Portugal.
Temos de referir que tivemos alguns problemas na viagem para a Roménia por causa das questões climatéricas na Europa, que gerou não só o desgaste físico e emocional por ficarmos retidos na escala em Zurique, o grupo que saiu de Lisboa entre eles o Diogo Ribeiro e o Miguel Nascimento. Acabamos por perder treino, ainda estamos sem as malas que ficaram em Zurique. Então isso provocou algum stress. Foi desgastante. Para além disso, o Diogo Ribeiro teve uma infeção alimentar.
Apesar de tudo, o ambiente está bom. Tivemos uma reunião, o grupo está animado, superamos essas adversidades. Vamos de cabeça erguida para as provas, procurando ser cada vez melhores e competitivos.»