LEN MEN’S CHALLENGER CUP
Terminou com drama a participação da equipa do Vitoria SC e Fluvial Portuense, na 1.ª edição da LEN MEN’s CHALLENGER CUP.
À partida para a última jornada do grupo A, disputado no Porto, Vitoria e Fluvial, defrontavam-se e jogavam o apuramento para os quartos de final.
A vitoria dos vimaranenses por 4 golos, apurava-os para a fase seguinte, a vitoria ou derrota no desempate por penaltis, do Fluvial, apurava a equipa portuense, qualquer outro resultado diferente destes, servia à equipa eslovena do Triglav.
E foi este o cenário que aconteceu: a equipa do Vitoria bateu o Fluvial por 3 golos de diferença, e no final nenhuma das equipas portuguesas pode festejar.
Quis a sorte que as duas melhores equipas nacionais na época anterior se encontrassem no mesmo grupo, o que condicionou em grande parte a presença de uma equipa portuguesa nos quartos de final. Qualquer uma destas equipas, apresentou argumentos para seguir em prova, e com mais consistência em todos os encontros disputados com os seus adversários e até poderíamos estar a noticiar a passagem das duas equipas.
Um facto de realce, que também podemos considerar negativo prende-se com a não aplicabilidade - considerando apenas a informação que dispomos no momento -, do ponto 3.4 do regulamento de disciplina de polo aquático publicado pela LEN em 14 de agosto deste ano, e que a ser aplicado, resultaria na derrota da equipa eslovena perante o Fluvial por 10-0 (5 dos seus elementos foram excluídos da partida com exibição de cartão vermelho por comportamento incorreto), o que após a aplicação dos critérios de desempate, permitiria termos uma equipa portuguesa nos quartos de final.
A equipa do Sporting, estreante em provas europeias de clubes, teve uma saída difícil à Turquia, onde defrontou adversários muito mais experimentados nestas andanças, e essa inexperiência acabou por ser decisiva na classificação final do grupo. Estamos convencidos que a continuar a aposta nestas participações, os resultados futuros dos leoninos serão bastante mais produtivos.
As equipas apuradas para os quartos de final são as 2 primeiras de cada grupo.
Grupo A: 1. Kreuzlingen (SUI) 12, 2. Triglav (SVN) 6, 3. Vitoria (POR) 6, 4. Fluvial (POR) 6, 5. Apoel (CYP) 0.
Resultados entre as equipas empatadas:
Triglav – Vitoria 10:8, Triglav – Fluvial 10:11, Vitoria – Fluvial 12: 9.
Classificação: 1. Triglav 3 (+1), 2. Vitoria 3 (+1), 3. Fluvial 3 (-2)
Grupo B: 1. Carouge (SUI) 11, 2. Dauphins (BEL) 10, 3. Manchester (GBR) 6, 4. ODTU (TUR) 3, 5. Banja Luka (BIH) 0.
Grupo C: 1. Galatasaray (TUR) 9, 2. KVP Novaky (SVK) 6, 3. Polytechnic WPC (GBR) 3. 4. Sporting (POR) 0.
Grupo D: 1. EVK Zaibas (LTU) 9, 2. Valetta (MLT) 9, 3. ENKA Sport (TUR) 9 (4), 4. Cetus Espoo (FIN) 3 (4), 5. KVT Komodor (BUL) 0 (4).
Resultados entre as equipas empatadas: EVK Zaibas – ENKA 8:11, EVK – Valetta 15:11, Valletta – ENKA 14:10. Classificação: 1. EVK 3 (+1), 2. Valetta 3 (0), 3. ENKA 3 (-1).
O sorteio dos quartos de final será no próximo dia 24 de outubro.