ANTEVISÃO - Tranquilidade Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores / Open de Portugal

Image

Tranquilidade Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores - Open de Portugal

Antevisão por João Bastos

Ai está a competição que encerra a temporada de 2022/23 da natação pura a nível nacional, o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Séniores - Open de Portugal, que decorre de sexta-feira a domingo, 28 a 30 de julho.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, esta edição coincide temporalmente com duas competições internacionais (os mundiais de Fukuoka e o Festival Olímpico da Juventude Europeia), pelo que se priva da presença dos nadadores que estão a representar Portugal no Japão e na Eslovénia.

Esta circunstância abre, naturalmente, uma janela de oportunidade para outros nadadores chegarem aos títulos de campeão nacional.

Para além das ausências de vulto, há ainda a considerar as presenças dos nadadores que vêm preparar os europeus de sub-23 que terão início dentro de 15 dias, para além dos recém-regressados dos Europeus de Juniores.

Assim, para estes campeonatos as expetativas deverão estar mais orientadas para as indicações que podem dar alguns nadadores e não tanto para o número de recordes e mínimos (recordando que estamos em período de qualificação olímpica).

Em termos de “cabeças de cartaz” destes campeonatos, estarão em Coimbra os olímpicos Ana Catarina Monteiro, Angélica André, Francisco Santos e Tiago Campos. Angélica e Tiago regressados recentemente de Fukuoka, Francisco ainda à procura da sua melhor forma depois da fratura no pé sofrida no início deste ano e Catarina que, depois dos 2:10.60 nos 200 mariposa há um mês no Troféu Sette Colli, procura o seu segundo apuramento olímpico, que está fixado nos 2:08.43.

Destaque ainda para a presença de uma das melhores nadadoras da temporada, Francisca Martins, que este ano tem feito baixar bastante os máximos nacionais dos 100, 200 e 400 metros livres, estando a “apenas” 87 centésimos do mínimo olímpico dos 400 metros. Com a época que a nadadora do FOCA está a fazer e com esta motivação adicional de ter as portas do olimpo ali tão perto, é perfeitamente expectável que Francisca ainda venha a chegar aos 4:07.90 (e quem sabe aos 1:57.26) nesta temporada, mas deverá guardar o seu pico para os Europeus sub-23.

Outro nadador que tem um recorde nacional à sua mercê é Alexandre Amorim. O nadador do Vitória SC de Guimarães já ficou a apenas 5 centésimos do recorde nacional dos 50 metros bruços nos nacionais em abril e vem a Coimbra encerrar a sua temporada.

Ainda nas provas de 50 metros, Ana Margarida Guedes entra em ação nos seus 50 mariposa e, sempre que assim é, o recorde nacional pode cair. Rafaela Azevedo abdica de nadar os 50 costas (nadará em Dublin), mas nadará os 100 costas.

Ainda no que diz aos líderes dos rankings nacionais da temporada, Diogo Cardoso vai alinhar nos 1500 metros livres, uma semana depois de ter nadado os 5 e os 10 km em Fukuoka. Kevins Apseniece vai nadar os 200 mariposa, prova que também nadará no Euro sub-23. José Paulo Lopes é uma ausência notada nas provas de livres, mas marcará presença nos 400 metros estilos. Do lado feminino, destaque para Raquel Pereira nas provas de bruços e Mariana Cunha que, como já é sua rotina em campeonatos nacionais, estará em ação em muitas provas (50L, 100L, 100C e 100M).

Na competição de juniores, destaque para a presença dos europeus Luís Gouveia e Ricardo Santos e do recordista nacional Pedro Bonniz.

Nos juvenis, a ausência dos 8 nadadores presentes no FOJE abre novas perspetivas e alguma imprevisibilidade em algumas provas. Em termos de recordistas nacionais, estará presente o juvenil-B Duarte Ferreira.

Os três dias de competição podem ser acompanhados na íntegra em natacao.tv.

https://www.natacao.tv/diretos/