Portugal venceu hoje a Polónia, por 19-12, em jogo do grupo A da fase de apuramento para o Europeu de Israel 2024. Resultado que não foi suficiente para garantir o apuramento.
A formação lusa superiorizou-se pelos parciais de 3-3, 7-2, 5-3, 4-4. Fase de apuramento grupo A decorre em Amersfoort, na Holanda.
Recorde-se que Portugal venceu a Lituânia, por 19-9, e perdeu com a Holanda, também por 19-9.
Na fase de apuramento masculina passam os quatro primeiros classificados de cada grupo e os três melhores segundos classificados.
Portugal: Carlos Gomes, Ricardo Teixeira (4), Xavier Sousa (2), João Costa (1), Dumitru Sobetchi, Pedro Sousa (6), Rui Ramos (3), João Leite, Ricardo Sousa (1), Salvador Lopes, Diogo Pinto (1), Tiago Parati (1), Tiago Aparício.
Fernando Leite, selecionador nacional: «O objetivo não foi alcançado. Não dependíamos só de nós, apesar de termos sido os segundos do grupo, a qualificação era para os três segundos melhores de cada grupo. Ficamos num grupo em que era difícil haver resultados exagerados o que influenciava na diferença de golos final.
Ficar de fora de um Europeu, por um golo e da forma que é, parece-me muito injusto, mas é o que é. Quero salientar a forma de estar da equipa, ao longo da competição que foi exemplar. Como momentos positivos em termos de competição ressalvo dois bons períodos contra a Lituânia o segundo e o terceiro em que passamos de estar a perder 4 a 3 para estar a ganhar 13 a 6, e os dois primeiros períodos no jogo com a forte equipa dos Países Baixos que apesar de estarmos a perder 6 a 3 demonstrava o esforço realizado até essa altura.
Nas situações específicas de superioridades numéricas não estivemos especialmente bem, tivemos algumas dificuldades nas movimentações coletivas.
Partirmos a partida como a equipa pior classificada do grupo no ranking e acabamos a nossa participação a frente. Considero este sistema de qualificação injusto pois o sistema de desempate é justo dentro do grupo mas não entre grupos.
Este grupo de jogadores merece pela sua qualidade e empenho ser posto á prova em todas as competições que existem para poderem evoluir a última competição que entramos foi á um ano atrás só competindo se evolui.
Por fim, sermos arbitrado por um árbitro eslovaco quando no outro grupo a equipa que disputava o resultado connosco era a Eslováquia, parece-me uma situação no mínimo estranho.»
RESULTADOS: https://len.microplustimingservices.com/LENEuro2024Q/index_web.php?cal=1