Taça LEN Eilat (Israel), primeira etapa da temporada das Taças da Europa de natação em Águas Abertas.
Portugal está representado por Angélica André (FCP); Mafalda Rosa (CNRM); Diogo Cardoso (SCP); Tiago Campos (CNRM). Acompanhados pelos treinadores João Viola (FCP), e Nuno Ricardo (CNRM). Naquela que é já a penúltima época do ciclo Olímpico, esta etapa conta com 44 nadadores masculinos e com 31 femininas.
A competição que decorre amanhã, sábado, 18 de março, foi antecipada meia hora: partida masculina: 08h30 (6h30 em Portugal continental). Partida feminina: 8h35 (6h35 em Portugal) continental. A prova terá “streaming”, ainda não divulgado pela organização.
«Para os nossos nadadores pretendemos uma avaliação competitiva da preparação que vem sendo realizada, e do estágio que realizaram em altitude na Serra Nevada (Espanha), mesmo antes da competição. Temos por objetivos, no setor masculino, competir por, pelo menos, um lugar na primeira metade do pelotão, e no setor feminino,as duas nadadoras concluirem no primeiro terço da tabela», analisa Daniel Viegas.
«A Europa é o continente mais forte na disciplina de Águas Abertas, pela quantidade de países que figuram no panorama, bem como pela qualidade dos mesmos. Sendo o único continente que consegue ter uma taça continental, e ainda ter nadadores de outros continentes a participar», refere Daniel Viegas, diretor técnico para as Águas Abertas.
Presentes estão algumas das grandes potências mundiais da disciplina. Dando apenas alguns exemplos de presenças na competição:
Austrália: Chelsea Gubecka (que ganhou a última competição internacional em Eilat), e ainda as potências da piscina que vão nadar AA.
Itália: Uma das maiores potencias Mundiais com Gregorio Paltrinieri, Dominico Acerenza, Ariana Bridi, Giulia Gabbriellechi, etc.
França: com Aurelie Muller, Marc Antoine Olivier
Hungria: com Kristok Razofsky, David Betlehem, Anna Olasz
Alemanha: Leonie Beck
De referir que para a seleção australiana a competição serve de qualificação direta para os 10km do Mundial de Fukuoka, o que pode significar uma prova rápida e mais aguerrida, mas dentro daquilo que já vem sendo habitual.
Prevê-se água com boa temperatura, entre os 21 e 22 graus, mas com bastante agitação marítima depois de meio da manhã. Por isso ligeira antecipação da prova.
Os nadadores da prova de 10 km terão de terminar 6 voltas no percurso de 1666 m, na Praia Religiosa, Eilat (Ha'Datiyim Beach), localizada no Mar Vermelho, conhecida por suas águas cristalinas.
MAIS INFORMAÇÃO:
https://www.len.eu/disciplines/open-water/
https://len-ws.microplustimingservices.com/lenowcup2023-eilat/index_web.php