Seleção pronta para competir na Taça LEN Eilat Israel 2023

Image

Taça LEN Eilat (Israel), primeira etapa da temporada das Taças da Europa de natação em Águas Abertas.

Portugal está representado por Angélica André (FCP); Mafalda Rosa (CNRM); Diogo Cardoso (SCP); Tiago Campos (CNRM). Acompanhados pelos treinadores João Viola (FCP), e Nuno Ricardo (CNRM). Naquela que é já a penúltima época do ciclo Olímpico, esta etapa conta com 44 nadadores masculinos e com 31 femininas.

A competição que decorre amanhã, sábado, 18 de março, foi antecipada meia hora: partida masculina: 08h30 (6h30 em Portugal continental). Partida feminina: 8h35 (6h35 em Portugal) continental. A prova terá “streaming”, ainda não divulgado pela organização.

«Para os nossos nadadores pretendemos uma avaliação competitiva da preparação que vem sendo realizada, e do estágio que realizaram em altitude na Serra Nevada (Espanha), mesmo antes da competição. Temos por objetivos, no setor masculino, competir por, pelo menos, um lugar na primeira metade do pelotão, e no setor feminino,as duas nadadoras concluirem no primeiro terço da tabela», analisa Daniel Viegas.

«A Europa é o continente mais forte na disciplina de Águas Abertas, pela quantidade de países que figuram no panorama, bem como pela qualidade dos mesmos. Sendo o único continente que consegue ter uma taça continental, e ainda ter nadadores de outros continentes a participar», refere Daniel Viegas, diretor técnico para as Águas Abertas.

Presentes estão algumas das grandes potências mundiais da disciplina. Dando apenas alguns exemplos de presenças na competição:

Austrália: Chelsea Gubecka (que ganhou a última competição internacional em Eilat), e ainda as potências da piscina que vão nadar AA.

Itália: Uma das maiores potencias Mundiais com Gregorio Paltrinieri, Dominico Acerenza, Ariana Bridi, Giulia Gabbriellechi, etc.

França: com Aurelie Muller, Marc Antoine Olivier

Hungria: com Kristok Razofsky, David Betlehem, Anna Olasz

Alemanha: Leonie Beck

De referir que para a seleção australiana a competição serve de qualificação direta para os 10km do Mundial de Fukuoka, o que pode significar uma prova rápida e mais aguerrida, mas dentro daquilo que já vem sendo habitual.

Prevê-se água com boa temperatura, entre os 21 e 22 graus, mas com bastante agitação marítima depois de meio da manhã. Por isso ligeira antecipação da prova.

Os nadadores da prova de 10 km terão de terminar 6 voltas no percurso de 1666 m, na Praia Religiosa, Eilat (Ha'Datiyim Beach), localizada no Mar Vermelho, conhecida por suas águas cristalinas.

MAIS INFORMAÇÃO:

https://www.len.eu/disciplines/open-water/

https://len-ws.microplustimingservices.com/lenowcup2023-eilat/index_web.php

Live: https://www.youtube.com/watch?v=xhO81wD2mVg