Assinatura - Programas Estruturantes no Município de Castro Daire

Image

O Município de Castro Daire marcou o dia de hoje com a assinatura de três programas da Federação Portuguesa de Natação: o programa À Prova de Água, o Portugal a Nadar e a Escola de Natação Adaptada.

A Cerimónia protocolar realizou-se esta terça-feira, 7 de março, no Centro de Interpretação  e Informação do Montemuro e Paiva e contou com a presença do presidente António José Silva, Raquel Marinho, Sílvia Costa, o presidente da Associação do Centro Norte de Portugal, Manuel Pereira, o presidente do Município Paulo Almeida, o vereador  do Desporto Pedro Pontes, o vereador  da Educação  Armando Lemos, o presidente da Associação o Crasto João Gama, a professora Margarida Saldanha e o diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire,  António Ferreira.

«A importância do desenvolvimento desportivo numa estratégia onde a natação tem assumido um papel de relevo na região». Paulo Almeida, presidente do Município, destaca o enquadramento do desporto como «estratégia diária» de atuação. Estes protocolos enquadram-se dentro da «estratégia delineada e implementada» por este Município tendo como objetivo principal «envolver e incluir toda a comunidade» da região. Assim como «promover a prática para todos» possibilitando também «níveis de qualidade da prática da natação ao mais alto nível» lançando um desafio ao presidente da FPN para «continuar a apoiar o desenvolvimento e implementação da prática da natação da região».

Presidente da FPN, António José Silva, ao referir-se a estes programas aponta: «estas três entidades são fundamentais no processo desportivo nacional - o associativismo, a autarquia e a escola. Primeiro, uma competência escolar no projeto de inclusão de pessoas com deficiência: “Natação Adaptada para populações especiais: aprender a nadar para incluir, formar para competir”. Um agrupamento de escolas que permite despistar e sinalizar aqueles que com essas condições podem ser encaminhados para o associativismo local com o apoio da autarquia. Segundo, Portugal a nadar, a certificação das escolas de natação e dotar os técnicos de formação necessária no âmbito desta certificação. E este projeto, Competência Aquática, fundamental para dotar a população dos processos básicos para uma capacitação no meio aquático.»