A Federação Portuguesa de Natação organiza um conjunto de ações de formação de Polo Aquático. Este fim de semana de 10 e 11 de dezembro realizou-se via Zoom a formação de treinadores com o tema “Tática”, com Jesus Marti.
«Acredito sinceramente que a formação de treinadores é o passo mais importante para o desenvolvimento e evolução da nossa modalidade em qualquer clube ou federação.
Se treinarmos os treinadores neste caso com os tópicos deste curso (técnica e tática) estamos a dar aos treinadores ferramentas para treinarem os seus jogadores.
Em todo o caso, penso que há que diferenciar entre jogadores seniores e jogadores em formação. Muitas vezes há jogadores que, sendo jovens, trabalham igual a um jogador sénior e isso é um erro para mim. Todos os jogadores em estágios de treinamento devem trabalhar de acordo com sua idade e não adiantar seu processo de aprendizagem. Se saltarmos etapas, os jogadores chegarão às equipas seniores com deficiências que mais tarde serão muito difíceis de colmatar.
Por isso acho muito importante que em cada etapa do treinamento a técnica e a tática sejam trabalhadas de acordo com cada idade. Este trabalho será fundamental para que o jovem jogador, quando atingir um alto nível, possa desenvolver todo o seu potencial.»
Jesus Martin trabalha com a RFEN como selecionador sub 19 e foi em Setembro vice-campeão da Europa. Colabora com Barceloneta no desenvolvimento e na tecnificação.