O Mundial de Natação Adaptada DSISO Albufeira 2022 foi apresentado hoje na cerimónia de abertura que decorreu numa unidade hoteleira algarvia. Entre as centenas de familiares, amigos e apoiantes, surpreendidos pela chuva, os 160 nadadores em representação de 23 seleções desfilaram na cerimónia oficial de arranque do Mundial, com as competições decorrem a partir de amanhã, 17 de outubro até 22 nas Piscinas Municipais de Albufeira, com transmissão via STREAMING na Natação TV.
Como país anfitrião, o hino de Portugal foi cantado por pelo jovem Lucas Menezes, aluno do Conservatório de Música de Albufeira, acompanhado, ao trompete, pelo seu colega de escola João Brito da Mana.
O juramento de atletas e treinadores marcou também a cerimónia. O nadador Diogo Rego, e o treinador Rui Gama a assumirem o compromisso «pelos valores do desporto». Mónica Silva a representar a arbitragem neste juramento.
Lizzie Vogel, presidente da DSISO – Down Syndrome International Swimming Organisation: «Atletas, treinadores, seleções estão de parabéns pelo empenho e preparação demonstrada em participar neste 10.º Mundial DSISO Albufeira 2022. O futuro está na integração plena no movimento paralímpico internacional. Somos parte da família do desporto adaptado mundial. A Federação Portuguesa de Natação em parceria com a DSISO e as entidades locais merecem o nosso reconhecimento pelo esforço desenvolvido para organizarem este Mundial. A federação portuguesa tem o nosso reconhecimento pela capacidade de defender e ser pioneira em Portugal na integração da natação adaptada no seu organismo. Bem-vindos a Albufeira e a Portugal.»
António José Silva, presidente da FPN – Federação Portuguesa de Natação: «É com orgulho que apresentamos o Mundial DSISO Albufeira 2022. Parabéns a todos os envolvidos nesta organização, em especial para os vice-presidente da FPN Rui Sardinha e Miguel Miranda e todo o staff federativo. Queremos que este Mundial DSISO simbolize todo o trabalho desenvolvido pela FPN com a natação adaptada que, com orgulho, recordamos ser a primeira federação portuguesa a integrar todos sectores da natação de deficiência no seu seio. Sucessos para todos os participantes e em particular para a seleção de Portugal.»
Cristiano Cabrita, vereador do pelouro do Desporto e Juventude: «Reforçou a ideia da importância do desporto e da organização deste mundial, em particular para o Município de Albufeira candidato a capital Europeu do desporto.»