Vitória SC «ao melhor nível com realismo» na Liga dos campeões

Image

O Vitoria SC inicia quinta-feira, 29 de setembro, a participação na Liga dos Campeões, que decorre de 29 a 2 de outubro, integrado no grupo D, na cidade francesa de Tourcoing.

Os tricampeões de Portugal – vencedor em 2019, (em 2020 o campeonato foi suspenso devido à pandemia), 2021 e 2022 -, irá participar na fase de grupos, disputada na cidade francesa de Tourcoing, com as equipas de PT Turcoing (FRA), Panionios GSS (GRE), Banja Luka (BIH) e KVIK Kastrup (DIN).

Vítor Macedo, treinador dos vimaranenses, assume ao site da FPN que era um objetivo da época passada a participação na Liga dos Campeões. «Entendemos que a equipa campeã de Portugal deve encarar essa participação até no plano da experiência competitiva. Conseguimos reunir as condições para poder participar na Liga dos Campeões, tanto no plano competitivo como organizativo. No plano competitivo, a nossa vitória no torneio “Gabon Kopa” na cidade espanhola de Bilbau foi um bom indicador, assim como a participação no Meeting Internacional do Porto – Professor Rui Moreira, que se realizou na Piscina do Clube Fluvial Portuense. Torneios que nos permitiram assumir esta participação com realismo».

O treinador português tem consciência do valor dos adversários. «Queremos apresentarmo-nos ao nosso melhor nível com realismo nossos objetivos e superarmo-nos as equipas. Sabemos que a francesas Turcoing e a grega Panionios, são fortes. Penso que a equipa bósnia do Banja Luka está mais próxima do nosso valor e quanto os dinamarqueses do Kastrup já se reforçaram.

Quanto à próxima temporada de 2022/23, o técnico do Vitória SC assume no plano nacional «disputar todos os títulos» com uma equipa praticamente inalterada, a estrutura que garantiu, na época passada, o tricampeonato nacional da modalidade.

Uma das poucas saídas que a equipa vai registar é de André Rocha, um dos capitães da equipa, que, por motivos pessoais e profissionais, não vai fazer parte do plantel em 2022/2023.

Para além de André Rocha, também Rui Ramos deixa os campeões nacionais. O atleta que foi o melhor marcador do campeonato nacional da época passada vai rumar ao Club Natació Rubi de Barcelona, equipa que milita na primeira divisão espanhola.

«Depois de uma época de valorização ao serviço dos conquistadores, Rui vai tornar-se no primeiro português a atuar no principal escalão espanhol, um dos melhores e mais competitivos campeonatos do mundo», informa o site do Vitória SC

Datas de jogos:  29 de setembro a 2 de outubro de 2022

Grupo A (Het Ravijn) 

A Hid Vasas-Plaket (HUN) 

Steaua Bucareste (ROU) 

Primorac Kotor (MNE) 

Het Ravijn (NED) 

Nepobjedivi Invictum Sarajevo (BIH) 

Grupo B (Oradea) 

RN Savona (ITA) 

Galatasary Istambul (TUR) 

CSM Oradea (ROU) 

ASA Tel-Aviv (ISR) 

Grupo C (Herceg Novi) 

HAVK Mladost Zagreb (CRO) 

Jadran Herceg Novi (MNE) 

EVK Zaibas (LTU) 

Enka Istambul (TUR) 

Grupo D (Turcoing) 

PT Turcoing (FRA) 

Panionios GSS (GRE) 

Vitória SC, Guimarães (POR) 

Banja Luka (BIH) 

KVIK Kastrup (DEN) 

MAIS INFORMAÇÃO:

https://www.len.eu/champions-league-2022-2023/

https://championsleague.len.eu/

FOTO: Site Vitória SC