«Trabalhámos muito e merecemos estar neste Europeu»

Image

Faltam dois dias para o início da competição, mas o pontapé de saída no Campeonato da Europa de polo aquático feminino que decorrerá na Madeira, de 26 de janeiro a 5 de fevereiro, foi dado ontem com a conferência de imprensa, com a presença de representantes da seleção de Portugal, da Croácia e dos Países Baixos, campeã em título.

A cerimónia iniciou-se com um vídeo partilhado desde Belgrado (onde decorre o Europeu masculino) por António Silva, presidente da European Aquatics, e seguiu com discursos de Miguel Arrobas, presidente da Federação Portuguesa de Natação, Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal e terminou com a intervenção de Eduardo Jesus, Secretário Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, antes das questões aos representantes das três seleções.

«Não sentimos pressão. É um privilégio participar neste Europeu. Trabalhámos muito nestes últimos anos para estar aqui, merecemos estar aqui e estamos orgulhosos por estar aqui. Fizemos um trabalho extraordinário para estar nesta competição e queremos agora continuar a marcar presença nos próximos», disse Ferran Pascual, selecionador português.

Já a capitã Inês Nunes também realçou o trabalho de longo prazo que culminou com a presença neste Europeu: «Foi um percurso longo, pois a última participação de Portugal num Europeu foi há dez anos. E desde essa altura que trabalhamos para conseguir esta presença. Temos a consciência de que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para estarmos preparadas para este Europeu, estamos bem, motivadas e confiantes.»

Além de Inês Nunes, também Maria Machado, uma das jogadoras nacionais que joga no estrangeiro, na equipa espanhola do Rubi, frisou que a Seleção está «muito contente com a presença no Europeu» e sublinhou que o grande objetivo é que «esta seja uma de muitas presenças de Portugal nas grandes competições no futuro».

Miguel Arrobas destacou a confiança da European Aquatics na capacidade organizativa da federação e falou de um objetivo inerente a este Europeu. «A nossa candidatura foi guiada por um propósito claro e estratégico. Este campeonato representa uma oportunidade muito importante para promover o desenvolvimento do polo aquático em Portugal, com um foco forte e deliberado no crescimento e na visibilidade do desporto feminino. Acreditamos que a organização de competições internacionais de alto nível é uma das formas mais eficazes de inspirar jovens atletas, fortalecer os programas nacionais e reforçar o futuro do polo aquático feminino», sublinhou.

Eduardo Jesus, Secretário Regional do Turismo, Ambiente e Cultura destacou o facto de Portugal receber pela primeira vez um evento desta grandeza, frisando também a qualidade das infraestruturas da Madeira. «É a primeira vez que Portugal acolhe um Campeonato Europeu feminino de polo aquático e, para a Madeira, este evento coloca-nos no mapa internacional do desporto. A Madeira dispõe de excelentes infraestruturas desportivas e oferece reconhecimento a atletas e equipas, num ambiente seguro e acolhedor. Além disso, tem grande experiência na organização de eventos internacionais e na realização de competições de elevada qualidade», recordou.

Helena Leal, vereadora da C.M. Funchal com os pelouros da Educação, Saúde, Social e Inclusão e Juventude e Desporto, também sublinhou o orgulho da cidade em receber este grande evento: «É um gosto muito grande receber este evento na cidade do Funchal, uma cidade de portas abertas. É um marco histórico que todos nos orgulhamos, pois é a primeira vez que Portugal recebe uma competição desta grandeza e é um orgulho a cidade do Funchal estar associada a este evento que, acreditamos, será um sucesso para todos.»