Mafalda Rosa e o seu treinador Nuno Ricardo partiram hoje de Lisboa para as Seicheles onde a nadadora irá competir nos 10 km do Campeonato Mundial Júnior em Águas Abertas da FINA 2022.
A prova de 10 km feminina realiza-se sábado, 17 de setembro às 08h00 locais (05h00 em Portugal continental).
A jovem nadadora do CN Rio Maior tem já um vasto currículo. Campeã da Europa de Juniores em Paris 2021, bronze no Europeu de Juniores Setúbal 2022. Ainda este ano, entre os vários resultados de destaque numa longa época, referência para o 12.º lugar nos 10 km do mundial absoluto em Budapeste e o 9.º lugar nos 5 km do Europeu de Roma, que lhe permitem ambicionar nadar parau m dos lugares do pódio nas Seicheles.
Mafalda Rosa: «Tenho-me sentido bastante bem e estou confiante que vou fazer um bom resultado. Estou à espera de um pódio. Sei que as outras adversárias também têm nível para ganhar. Mas isso vai ser uma questão de quem vai se apresentar melhor no dia e quem decidir a melhor estratégia.»
Nuno Ricardo, treinador: «Apesar da época já ser bastante longa e o nosso objetivo ser o Mundial absoluto nunca descartamos o Mundial de juniores. Sendo o último ano de júnior da Mafalda pretendemos fazer a melhor despedida possível. Estamos com boas expectativas. Felizmente os treinos tem decorrido bastante bem e a nossa preparação está dentro das exigências da prova. Agora é esperarmos as condições do dia e se tudo correr bem garantir um lugar entre as cinco primeiras, o nosso principal objetivo.»
Daniel Viegas, diretor técnico para as águas abertas da FPN: «A Mafalda Rosa parte para este Mundial no final de uma época longa. Depois do Europeu absoluto esteve a treinar sozinha em Rio Maior, mas esteve focada e motivada e acreditamos que vai realizar uma boa participação. Recordamos que este ano, fruto do salto qualitativo que ela deu no panorama internacional, competiu já no escalão absoluto onde garantiu um 12.º lugar na prova dos 10 km do Mundial de Budapeste, para além do 3.º lugar no Europeu de Juniores em Setúbal, 9.º lugar nos 5 km e 18.º nos 10 km do Europeu absoluto em Roma. Tanto o treinador como a nadadora assumem que querem lutar por lugares na frente, uma candidata a nadar no top-5. Entre as 35 nadadoras inscritas, vão participar as nadadoras que ficaram em 1.º e 2.º lugar no Europeu de Juniores [vitória foi para a francesa Madelon Catteau e a prata para a húngara Mira Szimcsak]. Temos de destacar as seleções brasileira, norte-americana, australiana, equipas muito fortes que tem nadadoras também de top, algumas que não conhecemos tão bem, até pelo escalão. Portanto espera-se algumas dificuldades, uma luta difícil num pelotão compacto e forte.»
O Campeonato Mundial de Juniores em Águas Abertas da FINA 2022 terá a participação de mais de 150 atletas, em representação 50 países a competirem em Beau Vallon, Seychelles. O programa do Mundial terá os 5km, 7,5km e 10km disputado num percurso de 2.500m. Os nadadores devem nadar quatro voltas para 10km, três voltas para 7,5km e duas voltas para 5km. A estafeta mista de 4 x 1,5 km decorre num percurso de 1.500 m.
MAIS INFORMAÇÃO: https://www.fina.org/competitions/2910/fina-world-junior-open-water-swimming-championships-2022