Portugal no Mundial de sub 16 Grécia 2022

Image

Seleção Nacional S16 masculino integra o Grupo H: Sérvia, Alemanha, Portugal do Campeonato Mundo sub 16 que decorre de 21 a 27 agosto 2022, em Volos (Grécia).

Portugal inicia a sua participação segunda-feira, 22 de agosto, frente a Alemanha (08h15 locais). No dia 23, enfrente a Sérvia às 07h00 locais.

Os jogadores portugueses, no momento de partida para a Grécia, fazem pequenos depoimentos sobre a sua participação e de Portugal neste Mundial.

Miguel Santos: «Ir a um mundial é uma experiência que poucas pessoas conseguem ter na vida, pois é preciso dedicar bastante tempo da nossa vida àquilo que gostamos para que sejamos cada vez melhores e assim alcançar o que sempre desejámos. Sabemos que vai ser uma competição bastante difícil e que vai pedir muito de nós, no entanto, foi para isso que estivemos a trabalhar estes últimos anos. É um orgulho para mim e para os meu colegas jogar contra os futuros melhores jogadores do mundo e espero que consiga aprender algo com esta nova aventura na minha vida. FORÇA PORTUGAL!»

Gabriel Sampaio: «O polo aquático e uma modalidade incrível e quando comecei nunca pensei em chegar ao patamar em que me encontro hoje. Jogar os europeus no ano passado foi uma oportunidade incrível que não só eu mas também todos os integrantes da equipa de 2020 aproveitamos ao máximo.  Eu, honestamente, nunca pensei que poderíamos ter outra oportunidade como essa, mas felizmente este ano só não tivemos outra oportunidade, mas tivemos a maior oportunidade das nossas vidas, enquanto jogadores de polo aquático. Oportunidade essa, jogar o campeonato mundial junto de vários jogadores que daqui a uns anos provavelmente os veremos nas nossas televisões pois um dia esses se tornarão os melhores jogadores de polo aquático do mundo, e, poder dizer, dizer que um dia já joguei contra eles. É um grande orgulho para mim e para toda a equipa que possui as melhores pessoas que eu poderia ter conhecido na minha vida. Queria também agradecer principalmente ao Ricardo, ao Pires, ao Diogo, ao Fernando e a Patrícia por nos terem nos acompanhado ao longo da nossa jornada enquanto jogadores de polo aquático. Agradeço também toda a equipa técnica e a todos os representantes da FPN por terem nos proporcionado todas estas experiências incríveis. Muito obrigado e FORÇA PORTUGAL!»

Tiago Morais: «Poder representar o meu país no Mundial será a concretização de um sonho para o qual trabalhei muito.  Penso que será uma experiência que me vai fazer crescer quer como atleta quer como pessoa e algo que levarei para a vida. Estou certo que neste Mundial estarão jogadores que serão grandes estrelas do polo aquático internacional e poder dizer que participei no mesmo Mundial que eles. Será fantástico. FORÇA PORTUGAL!"

Gonçalo Santos: «Fazer parte de seleção nacional é um sonho meu desde que comecei a jogar polo aquático. É, por isso, fácil reconhecer o carácter único e especial da nossa participação no mundial. No entanto, enquanto equipa estamos cientes das adversidades e dificuldades que enfrentaremos frente às melhores seleções mundiais e futuros melhores jogadores do mundo. O trabalho que temos vindo a desenvolver, ao longo da época e durante este último estágio, com o apoio de toda a equipa técnica da seleção (a quem devemos um grande agradecimento) dá-nos a confiança e a determinação para dar 100%, o nosso máximo na representação de Portugal. Esta será uma experiência enriquecedora que com certeza me ensinará valores que irei utilizar no futuro enquanto pessoa e atleta.»

Diogo Magalhães: «Comecei a jogar polo aquático há seis anos, mas nunca imaginei um dia puder participar no campeonato do mundo da modalidade. Foi uma honra ir a Loulé jogar o Europeu o ano passado, mas ir ao Mundial é outro campeonato. Além de ter a oportunidade de confrontar as melhores seleções da nossa idade e de conhecer os futuros melhores jogadores do mundo, tenho a certeza que vai ser uma experiência inesquecível e que nos fará crescer como seleção e atletas. Estou muito orgulhoso do nosso trabalho e pela forma como nos fomos tornando numa verdadeira equipa de polo aquático. FORÇA PORTUGAL!»

Duarte Almeida: «Participar num mundial e representar o país é um orgulho para qualquer atleta. Ainda por cima, no nosso caso é uma oportunidade única já que seremos os primeiros jogadores de polo aquático masculino em Portugal a participar em tal competição. Apesar de sabermos a dificuldade dos jogos que teremos à nossa frente, estamos ansiosos por ter a oportunidade de competir com uma vasta variedade de seleções, sendo o nosso objetivo dar sempre 100% e honrar Portugal. Espero que esta experiência me faça crescer como pessoa, como jogador e que me possa divertir a representar Portugal.»

Luís Branco: «Ir ao mundial é um orgulho para mim e certamente para todos, uma oportunidade única e espetacular de evoluir como jogador e como pessoa. O ano passado já fizemos história em sermos os primeiros num europeu, e este ano tivemos outra espetacular oportunidade, jogar um mundial, contra as melhores seleções e os futuros melhores jogadores do mundo, sinto me honrado por fazer parte deste grupo e representar o meu país. Força Portugal!»

Tiago Palhares: «É uma honra poder fazer parte da seleção na primeira participação portuguesa numa fase final de um Mundial, algo que ficará na memória toda a minha vida. Lutei muito estes últimos anos para poder ter esta oportunidade e agora que chegou quero desfrutar dela ao máximo junto com meus colegas. Um dia, quando for mais velho, poderei dizer que joguei contra futuras estrelas do polo aquático. Força Portugal!»

Francisco Ferras: «Ir ao mundial é uma experiência extraordinária, que nunca outros jogadores portugueses de polo aquático puderam usufruir. É uma experiência que nos vai fazer crescer quanto a nível pessoal e também como jogador, porque ao irmos para um mundial vamos puder conhecer jogadores de outras equipas que daqui a uns anos serão uns dos melhores do mundo e convívio com outros jogadores de outras nacionalidades que certamente será uma experiência que ficará para a vida. Visto que não é qualquer um que tem a oportunidade de ir a um mundial espero usufruir e divertir-me ao máximo desta experiência.»

Tiago Costa: «Quando entrei para esta modalidade Polo Aquático nunca pensei entrar na seleção, isto sim foi resultado do meu grande esforço primeiro a seleção do Europeu e agora um Mundial, já vivi experiências que vão ficar para a minha vida e esta vai ser mais uma delas como a equipa maravilhosa que temos, vamos dar o nosso melhor nunca acharmos como equipa que somos inferiores às outras, estou muito orgulhoso de participar neste Mundial. FORÇA PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL!»

João Viriato: «É um orgulho fazer parte dos 13 guerreiros que irão representar a nossa seleção no campeonato do mundo. Já foi uma grande honra poder fazer parte da equipa que representou o europeu, mas agora é diferente. Agora vamos fazer frente as potências mundiais, e tenho a certeza que a equipa está ansiosa. Tenho a noção das dificuldades que vamos encontrar, mas no final espero que façamos um bom resultado. FORÇA EQUIPA, FORÇA PORTUGAL!»

Domingos Jarreta: «Ao irmos a um mundial estamos a ter uma oportunidade única que nunca nenhum jovem de Portugal teve. Já o ano passado tivemos uma oportunidade parecida, mas diferente porque este ano vamos a outro país e vamos lutar frente a seleções de todo mundo. Estou extremamente ansioso por ir e acho que o resto da equipa também. Nunca pensei que um dia fosse ter uma oportunidade destas e continua sem acreditar que é verdade. Não estou à espera de ganhar o mundial mas espero divertir-me bastante e aproveitar ao máximo esta oportunidade. Também tenho a certeza que esta experiência vai me ajudar a evoluir como jogador e como pessoa.»

As seleções estão divididas em oito grupos (sete com três e um com quatro equipas).

Grupo A: Montenegro, Austrália, Letónia

Grupo B: Croácia, Eslovénia, Azerbaijão.

Grupo C: Espanha, Brasil, Polónia.

Grupo D: Grécia, Japão, Geórgia, Suíça

Grupo E: Itália, Egipto, Ucrânia.

Grupo F: EUA, Cazaquistão, Malta.

Grupo G: Hungria, África do Sul, Turquia

Grupo H: Sérvia, Alemanha, Portugal.

Após a fase de grupos, as seleções 1.ª e 2.ª colocadas de cada grupo avançam para os oitavos de final, enquanto as nove restantes disputam o grupo de classificação.

MAIS INFORMAÇÃO:

https://www.fina.org/competitions/3007/fina-world-men-s-u16-water-polo-championships-2022