A Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação de Natação de Coimbra (ANC), a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e a Reitoria da Universidade de Coimbra estabeleceram um protocolo para a criação do Centro de Alto Rendimento em Coimbra.
Na sequência da aprovação pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) de um protocolo de cooperação com a FPN e a ANC para potenciar a prática de natação e para a criação de um Centro de Alto Rendimento de Natação em Coimbra, «vimos por este meio formalizar o anúncio da entrada em funcionamento do mesmo a partir de setembro de 2022».
O enquadramento técnico será assegurado pelos treinadores Vítor Ferreira e Gonçalo Neves. Os treinos decorrerão: Na piscina olímpica e na piscina Rui Abreu, de setembro a dezembro.
O alojamento dos nadadores que não residam na área estará assegurado através da parceria com a Reitoria da Universidade de Coimbra.
Os nadadores terão igualmente garantido o apoio de Fisioterapia e restantes valências assim como o acesso ao ginásio com vista a complementarem a sua preparação.
Nesta fase inicial integrarão o projeto os nadadores Camila Rebelo, Gabriel Lopes e Diogo Cancela, os dois primeiros no projeto Olímpico e o terceiro no projeto Paralímpico, sendo que os restantes elementos resultarão de um processo de candidatura cujo formulário, e mais informação, será divulgado em comunicado na próxima sexta feira, dia 5 de agosto.