O Comité Olímpico de Portugal apresentou hoje a Missão para o FOJE - Festival Olímpico da Juventude Europeia, que decorre em Banská Bystrica (Eslováquia) de 24 a 30 de julho de 2022.
A natação portuguesa terá a participação de oito nadadores entre os 63 atletas, dos 14 aos 18 anos, de oito modalidades – Andebol, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Judo, Natação e Ténis – que constituem a Equipa Portugal.
No FOJE estarão a competir cerca de 2500 atletas, de 48 países, a competir em dez disciplinas desportivas, com uma futura participação em Jogos Olímpicos no horizonte.
Daniel Marinho, técnico FPN: «A participação da seleção nacional pré Júnior no Festival Olímpico da Juventude Europeia tem como objetivo principal o alcançar das melhores marcas pessoais. Esta é a competição principal para este grupo etário, pelo que se espera que possam atingir os melhores resultados neste importante momento. Para além disso, esta competição permite a valorização do espírito de equipa e do reforço dos valores sociais e culturais do desporto».
Nadadores convocados: Ana Beatriz Vieira (FOCA), Catarina Andrade Franco (GESL), Mafalda Martins Mesquita (GDNFAMA), Rita Machita Santos (CNS), Rafael Miguel Mimoso (SLB), Rodrigo Ferreira Pereira (GDNFAMA), Rodrigo Vieira Rodrigues (SCE), Tomás Maia Januário (SLB).
O enquadramento técnico será assegurado pelos seguintes elementos: Daniel Marinho (FPN); Treinador Convidado: Bruno Veloso (GESL).
O Festival Olímpico da Juventude Europeia, conhecido pelas iniciais EYOF, é um evento multidesportivo realizado a cada dois anos para jovens atletas de 48 países membros da associação de Comités Olímpicos Europeus. O festival tem uma edição de verão, realizada pela primeira vez em 1991 em Bruxelas, e uma edição de Inverno, que teve sua primeira edição em Aosta 1993. Até a criação dos Jogos Europeus era o único evento multidesportivo de toda a Europa.