Mundial de Budapeste 2022 - Águas Abertas - Balanço muito positivo da participação portuguesa

Image

«O balanço da participação portuguesa no Campeonato do Mundo Budapeste 2022 em Águas Abertas é muito positivo», começa por avaliar Daniel Viegas, Diretor Técnico Nacional para as Águas Abertas.

O técnico FPN faz o balanço da participação lusa no Mundial de  Budapeste que decorreu de 26 a 30 de junho no lago Lupa: «Angélica André, 7.ª, Mafalda Rosa 12.ª nos 10 km; e Tiago Campos em 20.º e Diogo Cardoso, 27.º também 10 km, resultados que traduzem a melhor participação em Mundiais de águas abertas. Tendo em conta os objetivos iniciais propostos, conseguimos superá-los em larga escala.

Como foi previamente assumido, pretendíamos estabilizar as classificações dentro da primeira metade da tabela classificativa, e sabíamos que no setor feminino podíamos conseguir duas classificações de TOP16, o que por si só já seria um excelente resultado.

Com estas classificações, conseguimos o inédito feito de termos três nadadores a entrar no Projeto Olímpico - sabendo que a qualificação de dois nadaodres de cada género por país será muito difícil, fruto das especificidades -, e tendo o 4.º nadador conseguido reentrar no Plano de  Alto Rendimento, estatuto que já não alcançava desde Júnior.

Os nadadores realizaram provas bem conseguidas tecnicamente, em condições de calor, com a água a 27 graus e temperaturas exteriores que chegaram aos 35 graus, num percurso simples retangular de 1666 metros, em água doce e sem ondas.

A prova feminina teve um andamento lento ao início e uma mudança maior e crescente de velocidades nas últimas duas voltas, onde as nossas duas nadadoras se mantiveram firmes até ao final.

Já a prova masculina teve sempre um andamento muito alto, com os nadadores rápidos da piscina e impor ritmos desde o início, os nossos nadadores trabalharam bem, conseguindo ficar num segundo grupo e ainda recuperando lugares na última volta.

Estes resultados positivos trazem-nos agora responsabilidades acrescidas. Vão “obrigar” os nossos nadadores a trabalhar ainda mais e a lutar por manter e superar as expectativas que agora todos vamos depositando neles. Esta etapa finalizada, estamos já a olhar para o futuro e a querer fazer mais e melhor.»

(actualizado às 13h42 de 11/07/2022)