Angélica André terminou hoje em 7.º lugar nos 10 km do Mundial de Budapeste. A ainda júnior Mafalda Rosa foi 12.ª classificada, depois do bronze no Europeu de Juniores em Setúbal. As duas nadadoras obtiveram as melhores classificações de sempre de nadadores portugueses em Mundiais de águas abertas.
O pódio foi disputado nos derradeiros metros com a holandesa Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica no Rio 2016 e prata em Tóquio 2020, a terminar com 2.02.29,20 horas para superiorizar-se por escassos 50 centésimos de segundo à campeã alemã Leonie Beck e à brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio 2020.
As portuguesas seguiram sempre no grupo de elite para na parte final da derradeira sexta volta do percurso resistirem ao ataque fortíssimo das favoritas com Angélica André a perder 10 segundos para a vencedora e Mafalda Rosa 19,10 segundos.
Angélica André: «Senti-me bem do início ao fim. Pena não conseguir fazer um pouco melhor. Penso que já foi muito bom, mas na parte final poderia ter disputado mais alguns lugares da frente. Cometi uns erros nos abastecimentos, mas estava-me a sentir bem e foi a melhor classificação de sempre.»
Mafalda Rosa: «Nas primeiras três voltas deu para controlar com calma e ver o que se estava a passar. Na quarta volta aceleraram um pouco e aí consegui seguir no grupo entre as primeiras cinco, seis classificadas. Nas últimas duas voltas foi ao máximo até ao final.»
A prova masculina de 10 km realiza-se hoje às 11h00 em Portugal continental com a participação de Tiago Campos e Diogo Cardoso.
RESULTADOS: https://shre.ink/Xo7