O hino nacional italiano tocou pela 27ª. vez, os Azzurri conquistaram a última medalha de ouro do Madeira 2022 no sábado (18 de junho) para liderar a classificação no Campeonato Mundial de natação adaptada pela segunda vez.
Foi a sexta medalha de ouro para Simone Barlaam e Stefano Raimondi, que se juntaram a Giulia Terzi e Xenia Palazzo para terminar em primeiro na estafeta mista 4x100m livre 34pts com um recorde mundial (4m02s53).
«Trabalhe duro e divirta-se, esse é o segredo», disse Barlaam após a corrida.
«Não foi fácil, mas conseguimos. Primeiro lugar no quadro de medalhas, muito bom trabalho para nós», acrescentou com seu grande sorriso.
A corrida ao ouro no sábado, pelos EUA, com cinco vitórias, levou os norte americanos a subirem para o segundo lugar. A equipa foi liderada por Leanne Smith que conquistou dois ouros no último dia, somando sete triunfos em sete corridas – mais do que qualquer outro atleta na Madeira 2022.
O Brasil terminou entre os três primeiros com 19 medalhas de ouro após duas vitórias no sábado. Gabriel Bandeira venceu os 100 mariposa S14 e Mariana Ribeiro os 50m livre S9.
Portugal conquistou a prata nessa mesma prova com Susana Veiga para dar a Portugal a sua melhor classficação de sempre nos Campeonatos do Mundo (três medalhas, uma prata, duas bronzes).
A França guardou o melhor para o final, conquistando o primeiro ouro na Madeira 2022 e depois conquistando o segundo com Alex Portal (200 estilos SM13) e Laurent Chardard (50m mariposa masculino S6), respetivamente.
FOTO: Simone Barlaam (à direita) com o ouro S9 nos 50 livre. O italiano conquistou seis no Mundial 2022.