Madeira2022 - 6. dia - Marco Meneses conquista primeira medalha para Portugal

Image

Marco Meneses conquistou hoje a primeira medalha para Portugal, o bronze nas 100 costas (S11), com um recorde nacional, no Mundial de Natação adaptada que decorre de 12 a 18 de junho no Funchal.

O nadador paralímpico português voltou a melhorar o seu recorde nacional, batido nas eliminatórias realizadas de manhã, desta feita com 1.10,37 minutos, apenas superado pelo ucraniano Mykhailo Serbin (1.06,98) e pelo nadador dos Países Baixos Rogier Dorsman (1.07,96). O pupilo de Armando Costa tem ainda no seu currículo o bronze no Europeu WPS Dublin 2018.

O nadador do Crasto-Academia de Castro Daire não escondia o seu contentamento pela conquista da sua primeira medalha em grandes competições internacionais e a primeira para Portugal no Mundial da Madeira. «A terceira é de vez!» atirou a propósito da sua participação na Madeira, para justificar de seguida «100 costas é a minha prova. Foi o dar tudo do início ao fim «entrar a matar e chegar a morrer», diz a brincar, assumindo que estava com algum nervosismo. «faz parte». O objetivo era «bater o recorde nacional outra vez e chegar à final» e na final «dar o melhor possível. Se isso chegasse para a medalha… muito bom». «Isto é o resultado de um trabalho desenvolvido a algum tempo», revela o nadador de 22 anos para concluir: «Não sou nadador assim à tanto tempo, mas isto é trabalho também das pessoas que me apoiam, do meu treinador.»

RESULTADOS E LIVESTREAM: https://www.paralympic.org/madeira-2022/schedule-results