Já são conhecidas as seleções que irão competir com Portugal nos Jogos do Mediterrâneo - Oran (Argélia) de 22 de junho a 2 de julho de 2022.
A seleção sub-18 de Portugal está integrada no Grupo B com a Sérvia, Eslovénia, França e Montenegro. O grupo A é composto por Grécia, Turquia, Itália e Espanha.
Ainda ontem decorreu mais um centro de treino no Multidesportivo do Sporting.
Seleção de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo: Afonso Magalhães, António Dias, António Inácio, António Pereira, Diogo Pina, Diogo Pinto, Guilherme Fontelas Albino, João Moreira, João Pedro Pires, Marco Fontana, Rodrigo Martins, Rodrigo Santos, Vasco Diniz Juhos.
Quadro técnico e staff: Jorge Cruz - FPN vice-presidente; Gonçalo Abrunhosa - SCP Treinador; Patrícia Magalhães - AMARANTUS Treinadora; Eurico Silva - FPN Árbitro.
Depoimentos de alguns jogadores sobre a participação da seleção nacional nestes Jogos do Mediterrãneo:
Marco Fontana: «Desde que comecei a jogar a modalidade de polo aquático, sempre tive como objetivo jogar em grandes equipas. Após receber a notícia de que irei representar a seleção portuguesa sub18 de polo aquático nos Jogos do Mediterrâneo, fiquei muito feliz e grato pela oportunidade. Farei o meu melhor para que tenhamos o melhor desempenho possível neste evento.»
Vasco Juhos: «Foi com muito orgulho que recebi a convocatória para representar Portugal nos Jogos do Mediterrâneo. O polo aquático é a minha paixão e poder jogar na seleção que representa o meu país é um sonho realizado para mim e uma ambição para qualquer atleta. É com muita alegria que encaro também a experiência de poder competir com outras seleções, participar num evento organizado pelo Comité Olímpico e conviver com atletas de diferentes modalidades desportivas e diferentes países. Vou dar o meu melhor e espero encher de orgulho todos aqueles que represento!»
Guilherme Albino: «Os Jogos do Mediterrâneo irão se uma experiência incrível pelo facto de poder jogar polo aquático ao mais alto nível. Irá ser lá que iremos jogar com os futuros jogadores das melhores ligas do mundo da modalidade e iremos evoluir como jogadores. Um obrigado á FPN por nos dar esta oportunidade»
Guilherme Inácio: «Acho que este torneio é uma grande oportunidade para nós, a seleção de sub18, pois vamos poder observar e experienciar equipas de outros países e com níveis diferentes de competição, sendo um orgulho representar a seleção nacional.»
Rodrigo Santos: «Estar presente no lote de 22 jogadores que frequentam os centros de treino já foi muito bom. Agora, estar selecionado para a lista final que vai representar Portugal nos jogos do mediterrâneo é uma sensação incrível, sabendo que todo o meu esforço, sacrifico e trabalho realizados diariamente, deram os seus frutos. Ainda por cima, poder jogar ao lado dos melhores da minha geração, que têm elevada qualidade e experiência, motiva-me a continuar a aprender e a evoluir!»
Oran 2022, na Argélia, será a 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, numa história que teve início em 1951, na cidade egípcia de Alexandria (Egito). Vinte e seis (26) nações, em 24 disciplinas e 204 provas, participarão na competição que envolverá cerca de 4500 atletas, entre 25 de junho e 6 de julho. Albânia, Argélia, Andorra, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Croácia, Egito, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Kosovo, Líbano, Líbia, Macedónia do Norte, Malta, Marrocos, Mónaco, Montenegro, Portugal, San Marino, Sérvia, Síria, Tunísia e Turquia são as nações presentes em Oran 2022.
Portugal competirá pela segunda vez nos Jogos do Mediterrâneo, depois da estreia, há quatro anos, em Tarragona (Espanha), onde se apresentou com 221 atletas, de 29 modalidades, o que então constituiu um recorde no número de atletas envolvidos numa Missão portuguesa a um evento multidesportivo organizado sob a égide do Comité Olímpico Internacional. Quatro anos depois, em Oran 2022, a Equipa Portugal será constituída por 164 atletas, de 21 modalidades e disciplinas.
(informação actualizada às 17h49 de 03/06/2022)