Seleção de Portugal em 4.º lugar na estafeta mista em Setúbal

Image

Seleção de Portugal – Angélica André, Mafalda Rosa, Diogo Cardoso e Tiago Campos – terminaram hoje em quarto lugar na estafeta mista da Taça do Mundo em Setubal. A vitória foi para o quarteto Itália A, seguida de Itália B e da Hungria. Após o quarteto luso terminou o Brasil.

A seleção de Itália, que se apresentou no Sado na máxima força, tornando a prova portuguesa no palco de seleção para o Mundial de Budapeste, dominou a competição de estafeta mista, como havia feito ontem nos 10 km (colocou 7 nadadores nos 10 primeiros).

Hoje, as duas seleções A e B estiveram sempre na frente da prova para a equipa A composta por Giulia Gabbrielleschi, Ginevra Taddeucci, Marcello Guidi e Mario Sandzullo vencer por apenas dois segundos de vantagem sobre a Itália B – De Martina, Barbara Pozzobon, Domenico Acerenza e Gregorio Paltrinieri, este último vencedor da prova de 10 km de ontem FINA Marathon Swim World Series Setúbal 2022.

Na terceira posição terminou a Hungria com Reka Rohacs, Anna Olasz, David Betlehem e Kristof Rasovszky, prata nos Jogos de Tóquio e ontem terceiro nos 10 km.

Portugal esteve a lutar pelo pódio. Angélica André terminou o seu percurso na terceira posição, Mafalda Rosa, melhorou um lugar até ao segundo lugar para depois, Diogo Cardoso ceder perante os nadadores italianos e húngaros com Tiago Campos a manter o quarto lugar à frente do Brasil.

Mafalda Rosa, que voltou a mostrar o seu excelente momento de forma, depois de ter vencido os 5 km nos campeonatos de Portugal em Avis, esteve muito bem nas águas do Sado, onde daqui a uma semana defende o seu título europeu de Juniores campeonato que Portugal organiza de 3 a 5 de junho.

«A prova foi dura, com vento, ondas e “contracorrente”, temos que jogar com isso tornando-se desafiante. Com era só 1,5 km e eu não nadei ontem [nos 10 km] acabei por fazer uma prova muito mais forte do princípio ao fim», explicou a nadadora do CN Rio Maior campeã da Europa de juniores em Paris 2021.

Quanto ao Europeu de juniores daqui a uma semana também no Sado, a jovem portuguesa sente que tem «treinado bem» está «em boa forma», e que o Europeu será uma «boa prova em Portugal, com o apoio dos amigos e família com adversárias fortes».

RESULTADOS