«Setúbal é para elite das águas abertas um espaço familiar»

Image

«Começar a temporada em Setúbal é para a elite da natação em águas abertas competir já um espaço familiar. A cidade portuguesa sediou os eventos de qualificação de natação da Maratona Olímpica da FINA em 2012, 2016 e 2021», afirmou o presidente da FINA, Husain Al-Musallam sobre Taça do Mundo de Águas Abertas - FINA Marathon Swim World Series.

«A qualidade da natação em águas abertas nunca foi tão alta, com os campeões aumentando seu nível à medida que novos talentos surgem no cenário global. Desde o início da época em Setúbal até o final da temporada em Eilat, podemos esperar algumas das melhores performances que já vimos em natação em águas abertas», concluiu o presidente da FINA, Husain Al-Musallam.

António Silva, presidente da FPN-Federação Portuguesa de Natação, presidente da LEN-Liga Europeia de Natação e vice-presidente da FINA-Federação Internacional reafirma que «Setúbal irá receber nos dois próximos fins de semana duas das provas mais importantes do calendário internacional – A Taça do Mundo de Águas Abertas e o Campeonato da Europa de Juniores. Na Taça do Mundo estará presente a elite mundial, numa derradeira fase antes do mundial de Budapeste, a 19 de junho.

O dirigente federativo acrescenta que «no fim de semana de 3 a 5 de junho, decorre o Europeu de juniores pela primeira vez organizado por Portugal com os melhores nadadores juniores a nível europeu. Temos 80 nadadores na Taça do Mundo e 200 nadadores no Europeu de juniores.

«Depois das excelentes organizações com a Câmara Municipal de Setúbal, com destaque para as três qualificações olímpicas, é com orgulho que iremos organizar estes eventos com reconhecimento pelas instâncias internacionais. Como presidente da LEN deposito toda a confiança nesta organização e na excelência dos resultados desportivos. Como vice-presidente da FINA-Federação Internacional seis que será um marco histórico em termos de organização e resultados desportivo», conclui António Silva.

Luis Liberato, director do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, lembra à imprensa local que o facto da cidade estar associada às provas do circuito mundial não é uma novidade. «Setúbal acolhe esta competição desde 2006», disse, referindo que «em Setúbal, Portugal recebe a primeira das cinco provas do circuito mundiais, seguindo-se Paris (França), Israel, Peru e no Canadá».

Luís Liberato frisou que «além da prova no Rio Sado ser a primeira prova do circuito mundial de 2022, tem a particularidade de dentro do mês, em Budapeste, realizar-se o campeonato do mundo de natação e muitas selecções vêm a Setúbal para se prepara - rem ou qualificarem alguns atletas para o mundial que decorre na Hungria. É o caso dos EUA que chegou terça-feira a Setúbal e trouxe uma comitiva de 18 nadadores», revelou.