O Vitoria SC sagrou-se hoje campeão de Portugal 2022 após bater o Fluvial Portuense, por 9-8 (0-5, 3-3, 2-0 e 4-0) no segundo jogo da final realizado no Porto.
Os vimaranenses, que em casa haviam vencido por 19-18, chegaram a estar a perder por 8-2 até ao segundo período, mas fizeram uma recuperação até à conquista do seu terceiro título de campeão nacional.
A final foi disputada à melhor de 3 jogos, sendo o primeiro e terceiro jogo (se necessário) disputados em casa da equipa melhor classificada. Estes jogos não podem terminar empatados.
O Fluvial liderado pelo técnico Alfonso Vicente, a jogar em casa, entraram em força no jogo, na tentativa de inverter o resultado da primenra partida em Guimarães (19-18), e chegaram ao primeiro tempo com uma vantagem surpreendente de 5-0.
No segundo período, os vimaranenses, com a orientação do treinador Vítor Macedo, campeões em 2019, (2020 campeonato suspenso devido à pandemia) e 2021, conseguiram travar o ascendente dos fluvialistas e empataram a 3 golos no segundo período para um resultado de 8-3.
O Vitória SC foi crescendo no marcador, procurando recuperar de uma desvantagem “aparentemente” grande, chegando ao final terceiro período com mais dois golos, para os parciais 8-5.
Na entrada para o último tempo, tudo voltava a estar em aberto quanto à decisão do título, como João Costa a marcar o 8-6 e o Rui Ramos o 8-7 e o 8-8. Pedro Sousa ditava o resultado final com o 8-9 a favor do Vitória SC.
João Costa e Rui Ramos, o melhor marcador do campeonato, ambos com 3 golos lideram o marcador do Vitória SC.
No primeiro jogo, o Vitória SC venceu o Fluvial Portuense por 19-18 (11-11 e 8-7 nas grandes penalidades) 4-2, 2-4, 3-3 e 2-2 no primeiro jogo do playoff final, disputado em Guimarães.
FLUVIAL: Tiago Aparício, Tomas Magalhães (1), Claúdio Bastos, Bernardo Mateus, Tiago Parati (1), Ferran Trabal, Diogo Pinto (2), João Leite, Manuel Cardoso (1), Marco Carvalho, David Madridano (3), Paulo Andrade, Samuel Veiga.
VITÓRIA SC: Carlos Gomes, Tiago Teixeira, Miguel Castro, João Camacho, Dumitru Sobetchi, João Costa (3), Rui Ramos (3), Salvador Lopes (1), Pedro Sousa (1) Nuno Fernandes, André Pereira, Pedro Cunha, (1), Pedro Camacho.
Árbitros e delegados: Eurico Simão Silva, Rui Pedro Bandeira, António Manuel Araújo, Ana Sofia Boticas, João Pedro Neves, Soraia Calinas Crespo, Beatriz Pinheiro Ferras.
RESULTADOS: https://po01_21-22.arenadisplay.live/match/FPN_po01_21-22_Game_93/timeline