A Liga Europeia de Natação (LEN), com apoio da Federação Portuguesa de Natação (FPN), organizou sábado, 14 de maio, numa unidade hoteleira de Cascais o Congresso Extraordinário LEN 2022, com a presença de 130 representantes de federações europeias, assim com observadores internacionais.
António José Silva: «Todos os itens da agenda para este congresso extraordinário foram aprovados por unanimidade. Mudanças de regras, unidade de integridade, comité de auditoria, comité disciplinar, comité de atletas. SIGA boas normas de governança.
Obrigado a todos os membros pelo apoio e por agir como uma equipa. Obrigado a toda assembleia pelo apoio e atmosfera. Obrigado à equipa LEN e especialmente à Federação Portuguesa de Natação e às autoridades locais políticas de Cascais pela enorme ajuda e organização.»
Pouco mais de três meses se passaram desde a eleição, mas graças ao trabalho dedicado de meus colegas da Mesa LEN e à cooperação aberta de todos os membros da LEN, conseguimos muito. Foi muito importante garantir que, nos 100 dias que se seguiram às eleições, alcançássemos resultados concretos em todos os “4 Pilares” do nosso Manifesto:
1.Integridade, Transparência e Governança; 2.Natação – Acessível para Todos; 3.Disciplinas Aquáticas; Sustentabilidade – 4.A LEN preparada para o Futuro.
Fizemos progressos significativos em cada um desses pilares e já temos alguns resultados tangíveis. Dos 24 objetivos que estabelecemos para os primeiros 100 dias, iniciamos ou concluímos 21 deles. À medida que olhamos para o futuro após o Congresso, continuaremos a trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos.»
Próximo Congresso da LEN está agendado para 22 de outubro Antália, Turquia.