Campeonato Portugal A1 masculinos - Fase play-off - meia final

Image

Disputaram-se os jogos da primeira mão dos play-offs meia final. No grupo que disputa o título nacional, Vitória e Fluvial venceram os respetivos jogos.

Os de Guimarães deslocaram-se ao reduto do Naval Povoense e venceram por 12-7. Entrou melhor a equipa da Póvoa de Varzim, vencendo os dois primeiros períodos surpreendendo tudo e todos, chegando mesmo ao intervalo a vencer por 2 golos de diferença. A reação do Vitoria como lhe competia, não foi tão imediata, já que no terceiro período só conseguiram reduzir a diferença para 1 golo. O último período ditou o desfecho final, um demolidor 7-1 acabou por virar o resultado e dar uma vantagem de 5 golos aos atuais campeões nacionais. A acumulação de faltas pessoais por parte de jogadores vitais da equipa da Póvoa, que os retiraram muito cedo do jogo acabou por "ajudar" à Vitória dos forasteiros.

No Porto, defrontavam-se os terceiros e segundos classificados respetivamente da fase anterior. Fluvial jogava em casa e tinha de tirar partido desse fator para poder chegar à final. Os jogos entre estas equipas, na piscina do Fluvial acabaram esta época por ser sempre favoráveis aos da casa, mas a equipa de Paredes tinha também uma palavra a dizer para contrariar o favoritismo. Mas essa estratégia não resultou, e os fluvialistas entraram muito fortes no jogo, vencendo os três primeiros períodos duma forma até "algo fácil" e criaram uma diferença de 7 golos que poderia ser determinante para a segunda mão. Certamente por esse motivo, os de Paredes foram à procura de reduzir essa desvantagem para uma margem "recuperável" no segundo jogo e conseguiram mesmo encurtar para 4 golos de diferença fruto dum último período em que venceram por uns categóricos 5-1. Alguma desconcentração da parte dos fluvialistas impediu que a eliminatória ficasse já "fechada".

Na próxima semana em Guimarães e Recarei irão ficar a conhecer-se os finalistas da prova neste ano.

No grupo que define a descida de divisão, o Sporting venceu o Algés por 9-7 conseguindo 2 golos de vantagem para gerir na segunda mão e fugir ao play-out. Já o Aquático Pacense não quis adiar essa questão e impôs-se de forma praticamente definitiva ao FOCA (9-28), não sendo expectável que os de Felgueiras consigam recuperar os 19 golos de diferença ainda para mais jogando fora.

Os jogos da segunda mão serão na próxima semana em Algés e Paços de Ferreira.

RESULTADOS