Ministra Ana Catarina Mendes assiste ao Benfica - Fluvial, nas Piscinas da Luz

Image

Ana Catarina Mendes, ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, esteve este sábado 23 de abril, no Estádio da Luz, acompanhada do presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, e do vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, a assistir ao jogo de polo aquático feminino Benfica – Fluvial Portuense, em sub-23, que as benfiquistas venceram por 12-5.

A presença da ministra, com a tutela das secretarias de Estado dedicadas às áreas da Igualdade e Migrações, e da Juventude e Desporto, nas piscinas do Estádio da Luz, surpreendeu alguns dos presentes, no momento em que decorria também o jogo de futebol Benfica – Famalicão.

Foi a própria ministra que, no final do jogo entre as benfiquistas e as fluvialistas, depois de conversar com as jogadoras do Benfica e Fluvial e respetivos treinadores António Machado e Ferran Trabal, justificou a sua presença. «Aproveitamos esta oportunidade para assistir a este jogo de polo aquático feminino, procurando deixar um sinal claro que este governo irá dar uma atenção muito especial às questões relacionadas com as áreas da igualdade e o do desporto», disse Ana Catarina Mendes. «O desporto feminino é uma área onde entendemos ser urgente uma atenção especial, no sentido do aumento da prática desportiva e da igualdade de género. O polo aquático feminino é um bom exemplo, entre outras modalidades coletivas, onde devemos procurar encontrar um incremento desta modalidade desportiva», concluiu a ministra.

Para o presidente da FPN, António Silva, «foi muito importante a presença da ministra a assistir ao jogo de polo aquático, quando estava a decorrer um jogo de futebol aqui ao lado no Estádio da Luz. Acreditamos que é um sinal claro de que esta ministra pretende ter uma abordagem mais próxima da realidade do desporto em Portugal, que é muito mais do que o futebol. A disponibilidade da ministra para ouvir e dialogar sobre as questões do desporto, desde a atividade de base até à alta competição deixaram-nos muito agradados, abrindo uma esperança que até aqui não tínhamos sobre uma mudança urgente nas políticas desportivas em Portugal».

A equipa do Benfica, liderada por António Machado venceu o Fluvial Portuense por 12-5, com os parciais de 3-0, 2-2, 3-1 e 4-2.

:::