Miguel Nascimento, João Costa e Camila Rebelo com recordes absolutos em Coimbra

Image

Uma segunda jornada do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos marcada hoje por três recordes nacionais absolutos no complexo de piscinas olímpicas de Coimbra.

Miguel Nascimento, nos 50 livres, João Costa, nos 100 costas, e Camila Rebelo, nos 100 costas, foram as figuras do dia ao vencerem as respetivas finais, com máximos de Portugal e mínimos para Europeus e Mundiais.

Uma segunda jornada, de quatro que totalizam este campeonato, marcado ainda pelo recorde nacional de juniores de Carolina Fernandes nos 100 livres, com mínimos para Europeu da categoria.  E de Diogo Ribeiro, que ontem venceu os 100 livres com recorde absoluto, à frente de Miguel Nascimento. Hoje foi segundo nos 50 livres com recorde nacional juniores e mínimos para Europeu e mundial de juniores, depois do seu colega benfiquista.

Nos 50 livres, emoções ao rubro com Miguel Nascimento a igualar o seu próprio recorde nacional absoluto ao vencer com 22,16 segundos, registo que é mínimo para o Europeu e Mundial. Em segundo lugar o seu colega do Benfica, ainda júnior, Diogo Ribeiro terminou em segundo, com 22,43. Nas eliminatórias, de manhã, Diogo Ribeiro bateu o recorde nacional de juniores nos 50 livres (22,35 segundos), melhorando o anterior máximo juniores 18 que já lhe pertencia (22,84) em las Palmas a 20 de março de 2022. Registo que é mínimo para o Europeu e Mundial de Juniores. Recorde-se que ontem o benfiquista bateu por duas vezes o recorde nacional dos 100 livres à frente de Miguel Nacimento. Miguel Marques (Benfica) foi terceiro com 22,92.

João Costa em grande forma bateu o recorde nacional absoluto dos 100 costas, com 53,88 segundos, mínimos para Europeu de Roma e Mundial Budapeste. O nadador do Vitória SC superou o anterior máximo de Francisco Santos em Tóquio a 26/07/2021. Gabriel Lopes (Louzan) foi segundo (54,90) e Francisco Santos (Sporting) terceiro (55,47).

Muito bem esteve Camila Rebelo (Louzan) ao vencer os 100 costas, com 1.01,10 minutos, registo que é recorde nacional absoluto e mínimos para o Europeu de Roma. Rafaela Azevedo, a anterior recordista nacional (1.01,17 minutos, desde Oeiras 20/12/2020) foi segunda com 1.02,15. Catarina Mestre (Natação Lisboa) foi terceira com 1.04,42.

Carolina Fernandes (Galitos/Bresimar) triunfou nos 50 livres com recorde nacional juniores (26,17) e mínimos para Europeu de juniores. O anterior máximo de Portugal (26.25) pertencia a Beatriz Viegas em Uster (Suíça) a 05/02/2017. Isabel pego (Fluvial) foi segunda (26,62) e Francisca Martins terceira (Foca Quinta da Lixa) com 26,68.

Em juvenis, o quarteto do GD Natação de VN de Famalicão, composto por Francisco Silva, Tomas Costa, Rodrigo Pereira e Rui Santos, bateu o recorde nacional de juvenis dos 4x50 estilos com a marca de 1.52,81 minutos. A tentativa de recorde nacional realizou-se em Coimbra durante o Campeonato nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos a pedido do clube o Desportivo de VN de Famalicão, da Associação do Norte de Portugal, no qual veio a concretizar-se com o máximo de juvenis.

Camila Rebelo: «Trabalho sempre para melhorar, estava a sentir-me bem, mas nunca pensei que podia fazer este tempo. Preferi nem saber qual era o mínimo até para não ir compressão para a prova. Fazer mínimos foi ótimo. O objectivo está cumprido. Agora falta os 200 costas no domingo.»

João Costa: «Já andava atrás disto há muito tempo e foi a única maneira que pensei para mostrar o que queria expressar e todo o trabalho árduo que tive até hoje. Agora sim! Finalmente consegui o tempo para o qual treino. No Mundial será outro nível. Uma sensação incrível poder ir competir ao lado dos grandes atletas que nunca vi pessoalmente.»

Miguel Nascimento ao desportivo  A BOLA: «Fiquei contente pelo título e por ter igualado o meu recorde. Para mim, neste momento, foi um passo grande ter igualado o meu melhor tempo já que esta época mudei de treinador e métodos de treino [está integrado no CAR do Jamor, liderado por Albertinho]. Estes registos são sempre importantes para mantermos o foco a acreditarmos que tudo está a correr bem e estamos no com caminho para o objetivo da carreira de qualquer atleta que são sempre os Jogos Olímpicos. Procuramos sempre fazer o nosso melhor e neste momento consegui-o. Igualei-o. Só posso dizer que fiquei extremamente contente.»

Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos – Coimbra 2022.

Portugueses com mínimos para Europeus e Mundiais neste campeonato:

Miguel Nascimento (Benfica) nos 50 livres do Europeu Roma 11 a 16 de agosto e Mundial em Budapeste de 18 de junho a 3 de julho.

Diogo Ribeiro (Benfica) nos 50 livres e 100 livres para Europeu e Mundial juniores e absolutos.

João Costa (Vitória SC) mínimos nos 100 costas para Europeu e Mundial.

Camila Rebelo (Louzan) mínimos nos 100 costas para Europeu.

Tamila Holub (SC Braga) nos 1500 metros para Europeu de Roma e Mundial de Budapeste.

Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense) nos 200 mariposa para o Europeu de Roma.

Carolina Fernandes (Galitos Bresimar) mínimos nos 50 livres para Europeu de juniores.

Kevins Apseniece (FC Porto) nos 200 mariposa para Europeu juniores.

Outros nadadores já com minimos:

Rafael Azevedo (Algés) nos 50 costas para o Europeu, marca obtida no Jamor a 23 de dezembro de 2021

Gabriel Lopes (Louzan) nos 200 estilos para Europeu e Mundial, marca obtida no Jamor a 23 de dezembro de 2021.

RESULTADOS: https://fpnatacao.pt/Resultados/provas2122/06cnjunabsPL/#

Actualizado às 11h11 de 02/04/2022