A seleção nacional absoluta feminina realizou hoje dois jogos frente às equipas espanholas Club Natación de Rubí e Unió Esportiva d´Horta. Partidas integradas no estágio que decorre em Barcelona, de 26 fevereiro a 1 março 2022, com o objetivo de competir na Fase de qualificação do Campeonato Europa 2022 com França, Israel e Malta, de 4 a 6 março 2022 em GZIRA (Malta).
António Machado, treinador nacional, faz a análise da prestação da equipa lusa nesses dois encontros:
- Club Natación Rubí x Portugal, 12 x 10.
- Unió Esportiva d'Horta x Portugal, 7 x 12.
António Machado: «Em primeiro lugar destaco a forma excecional como fomos recebidos no Clube de Natação de Rubí. Graças à intervenção de Ferran Pascual, junto da direção desse clube, conseguiu que nos proporcionasse uma estadia durante o dia de hoje. Assim, podemos jogar frente à equipa de Rubí, da parte da manhã, e, da parte da tarde, voltar a fazer um jogo, desta feita com a equipa da Horta.
No primeiro jogo, contra o Rubí, destacamos, na seleção portuguesa, a capacidade de aguentar a intensidade e o ritmo durante todo jogo, quer nas recuperações defensivas, infringindo contra-ataques, o que se traduziu no final por um jogo bastante positivo para a equipa nacional, conseguindo equilibrar a partida com um resultado final de 12 para o Rubí e 10 para Portugal. Recordamos que que neste momento o Club Natación de Rubí se encontra posicionado na primeira metade da tabela da principal divisão de Espanha, a Divisão de Honor, em sexto lugar. Portanto, uma equipa muito forte.
No jogo da realizado de tarde, frente à Unió Esportiva d´Horta, que milita na primeira divisão de Espanha, candidata a subir à divisão de Honor, destacamos na formação nacional a capacidade de defender em pressão, que resultou muito bem, e a intensidade de jogo, aí sim, criada pela seleção nacional. Isso fez com que, apesar de um empate, a 6 golos nos dois primeiros períodos, na segunda parte do jogo a equipa portuguesa, conseguindo manter uma intensidade bastante elevada, levando de vencida a equipa do Horta, com um resultado final de Portugal, 12 – Horta, 7.
Foto: Seleção nacional com o UE d'Horta